Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispo nos EUA exorta que toda paróquia incorpore canto litúrgico
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Marquette – Estados Unidos (Segunda-feira, 01-02-2016, Gaudium Press) O Bispo de Marquette, no estado de Michigan, Estados Unidos, Dom John Doerfler, emitiu no dia 26 de janeiro uma instrução sobre a música sacra no Culto Divino intitulada “Cantai ao Senhor, toda a terra!”. Nela, o prelado inicia um programa de cinco anos de duração que permitirá que todas as paróquias da Diocese façam uso do canto gregoriano como foi o desejo manifesto da Igreja de maneira tradicional e durante o Concílio Vaticano II, tal como recordou seu predecessor na sede de Marquette no ano 2013.

Bispo nos EUA exorta que toda paróquia incorpore canto litúrgico.jpg

“Os Salmos do Antigo Testamento dão testemunho da expressão humana da Fé através da Música Sacra que manifesta a beleza de Deus”, recordou o Bispo na introdução de sua instrução. “É nossa alegria dar a Deus a melhor e mais bela expressão musical que podemos oferecer-lhe quando cantamos a Missa”.

Dom Doerfler recordou a Carta Pastoral “Alegrem-se sempre no Senhor” de Dom Alexander Sample, anterior Bispo de Marquette, na qual já se haviam assinalado diretrizes para promover localmente a música sacra. “Dado todo este forte ensinamento dos Papas, o Concílio Vaticano II e os Bispos dos Estados Unidos, como é que este ideal concernente ao canto gregoriano não foi realizado?”, questionou em seu momento. Sobre esta base, o atual Bispo apresentou um programa concreto para ser implementado em sua Diocese.

O primeiro ponto do programa é que os fiéis nas paróquias e escolas aprendam a cantar em inglês as partes ordinárias das Missas descritas no Missal Romano, para depois incorporar os cantos Kyrie, Sanctus e o Agnus Dei da Missa Iubilate Deo. A antífona da comunhão passará a ser cantada nas Missas de domingo, assim como um hino durante a comunhão. Para o advento de 2017 se unificará um Cantoral Diocesano que será empregado por todas as paróquias e que será financiado pela Diocese por um período de três anos.

Uma vez que se encontre em uso o novo Cantoral Diocesano, as paróquias deverão solicitar autorização para introduzir novas pelas de música sacra na Liturgia ou usar arranjos corais não incluídos no texto ou que não correspondam ao canto litúrgico. O Diretor de Música Sacra realizará cursos regionais para os músicos paroquiais e ajudará aos professores das escolas católicas a implementar o ensinamento da Música Sacra no currículo das instituições. “Através da implementação destas diretrizes, que todos oferecemos ao Senhor um louvor mais belo”, concluiu o Bispo. “Cantai ao Senhor, toda a Terra!”. (GPE/EPC)

 
Comentários