Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Publicada investigação histórica sobre ocupação da Espanha por parte dos mouros
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/03/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Barcelona – Espanha (Quarta-feira, 23-03-2016, Gaudium Press) A editora espanhola Stella Maris publicou recentemente em Barcelona a obra “Al-Andalus y la Cruz” do medievalista Dr. Rafael Sánchez Saus, uma investigação histórica sobre a vida na Espanha durante os séculos de ocupação por parte dos mouros. O texto desmente alguns mitos sobre a teórica convivência harmônica da sociedade e destaca o testemunho dos crentes da época, que sofreram humilhações, graves impostos e inclusive o martírio.Publicada investigação histórica sobre ocupação da Espanha por parte dos mouros.jpg

“Este livro foi escrito para dar a conhecer a realidade da vida dos cristãos em al-Andalus, quer dizer, da ampla maioria da povoação durante trezentos anos e uma minoria ainda muito significativa durante outros cem”, explica a editora na apresentação oficial do texto. “Uma realidade que por desgraça tem pouco a ver com as fantasias e falsificações interessadas que há muitos anos nutrem a imaginação dos ocidentais sobre o que foi aquele tempo, aquela sociedade e a civilização que geraram”.

A situação dos crentes inclui a supressão de várias dioceses, regras discriminatórias contra os fiéis cristãos como os duros impostos que motivaram a fuga de muitos deles até o norte e não poucos martírios. A intenção do autor não inclui “nenhum desejo de negar as conquistas do islã andaluz, que estão aí à vista de todos”, mas “combater a tendência tão acusada hoje de idealizar ao andaluz mediante a execração da Espanha cristã. […] Nunca foi tão necessário quanto agora a verdade diante do mito”.

Rafael Sánchez Saus é Doutor em História da Universidade Complutense de Madri e catedrático de História Medieval na Universidade de Cádiz, instituição na qual foi decano de sua Faculdade de Filosofia e Letras. Além disso, foi reitor da Universidade San Pablo CEU de Madri e é acadêmico de número da Real Academia Hispano Americana de Cádiz, da qual foi diretor, e correspondente da Real Academia da História. O Dr. Sánchez Saus se especializa na Baixa Idade Média espanhola, sobre a qual elaborou uma dezena de livros e mais de cem obras de investigação. (GPE/EPC)

 
Comentários