Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja Argentina anuncia coleta solidária para o Congresso Eucarístico Nacional de Tucumán
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Buenos Aires – Argentina (Sexta-feira, 01-04-2016, Gaudium Press) Com o lema “Entre todos podemos ajudar!”, a Conferência Episcopal Argentina (CEA) convocou a todas as Dioceses do país austral a uma coleta solidária para apoiar o Congresso Eucarístico Nacional que ocorrerá em Tucumán entre os dias 16 a 19 de junho.

Igreja Argentina anuncia coleta solidária para o Congresso Eucarístico Nacional de Tucumán.jpg

A coleta ocorrerá neste final de semana nas paróquias do país e durante as celebrações eucarísticas deste 03 de abril, Domingo da Divina Misericórdia. Com os fundos recolhidos se cobrirão os gastos que demandarão a organização e o desenvolvimento do encontro Eucarístico no qual se espera a participação de 20 a 30 mil pessoas, entre congressistas e peregrinos.

A decisão de realizar esta coleta especial foi tomada pelos mesmos Bispos do país na passada 110ª Assembleia Plenária do Episcopado. Convite que fez a própria comissão organizadora do Congresso Eucarístico, que está chamando aos fiéis para que contribuam com o sustento do evento que será de grande importância para a Igreja na Argentina, coincidindo com as celebrações do bicentenário da declaração da Independência do país.

Em um vídeo difundido pelo Episcopado Argentino, o Arcebispo de Tucumán, Dom Alfredo Zecca, falou sobre ambos eventos: “É um Congresso ligado com o segundo centenário da Independência da Pátria, por isso o Episcopado o moveu para os dias 14 a 16 para que coincidam com o Bicentenário, e por isso o lema é ‘Jesus Cristo, Senhor da história, necessitamos de ti'”.

O prelado também recorda que é um Congresso “para adorar a Jesus Cristo e para recordar especialmente que Jesus caminhou ao nosso lado, ao lado deste povo argentino, a partir das mesmas origens da pátria. Porque somente recolhendo o passado e estando bem ancorados no presente poderemos projetar-nos de maneira realista até o futuro”.

O Arcebispo igualmente, faz um convite: “Eu quis convidar a todos para que participemos do Congresso, a qual nos interessamos (…) Todos estão convidados, a todos esperamos com coração fraterno em Tucumán”.

O 11º Congresso Eucarístico Nacional da Argentina, que não se realizava desde 2004 -quando ocorreu na cidade de Corrientes-, foi oficialmente apresentado pela Arquidiocese de Tucumán durante a festividade de Corpus Christi de 2014. O evento também será momento para comemorar o centenário do Primeiro Congresso Eucarístico Nacional que se celebrou em julho de 1916 em Buenos Aires.

Sua finalidade é “reconhecer a Jesus na Eucaristia, para adorá-lo, celebrá-lo e renovar nosso compromisso de anunciá-lo e testemunhá-lo, no hoje de nossa Pátria, de maneira pessoal e comunitária”, sendo seu sentido mais profundo “glorificar a Cristo”, como diz a organização do evento a partir do seu website.

“A Eucaristia e a Igreja na história de nossa Pátria”, “Eucaristia e Misericórdia. Jubileu Universal”, “Eucaristia e Maria. O Gozo do Evangelho. Piedade Popular”, e “Eucaristia fonte da Missão até o III Centenário”, serão os temas centrais dos quatro dias do Congresso. (GPE/EPC)

 
Comentários