Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Padre Almansa, sacerdote colombiano, é declarado Venerável
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 12-05-2016, Gaudium Press) O Padre Rafael Manuel Almansa Riaño, sacerdote franciscano, começou e terminou sua vida no interior da Igreja. Nascido em uma casa paroquial na qual residia a família do sacristão e falecido em meio de uma notável fama de santidade local, o religioso foi declarado venerável pela Santa Sé, depois de que o Papa Francisco assinou o decreto de reconhecimento de suas virtudes heroicas.Padre Almansa, sacerdote colombiano, é declarado Venerável.jpg

Conhecido na Colômbia simplesmente como o Padre Almansa, o Venerável se destacou por uma humilde vida de oração, caridade e bondade, em particular durante seu serviço como Capelão do Templo de São Diego na cidade de Bogotá, onde permaneceu desde 1897. Neste lugar, chave para a sociedade bogotana de seu tempo, assistiu com seu conselho e cuidado pastoral a numerosas pessoas de todas as origens, sendo buscado inclusive pelos líderes civis por sua sabedorai e fama de santidade.

Do Padre Almansa se comentava seu exemplo de generosidade, sua grande habilidade em administrar sabiamente o sacramento da Penitência e sua própria vivência radical da pobreza evangélica, que o motivou a dormir em uma cama sobre pedras, sem fazer uso de almofadas ou cobertores. Em sua juventude sofreu a perseguição religiosa sob o regime de Tomás Cipriano de Mosquera e teve que refugiar-se em Pamplona, Norte de Santander, durante sua preparação ao sacerdócio.

Estima-se que cerca de 100 mil pessoas se fizeram presentes em seus funerais em 1927 por causa de seu extenso reconhecimento como um homem santo. O Conselho da cidade também rendeu honra à sua memória com um monumento de mármore disposto em seu túmulo. A Arquidiocese de Bogotá contatou 20 testemunhas de possíveis milagres ocorridos por sua intercessão entre os quais se destaca a sobrevivência de uma mulher e sua filha durante um parto notavelmente difícil. (GPE/EPC)

 
Comentários