Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Conheça o novo Custódio da Terra Santa
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 20/052016, Gaudium Press) – Frei Francesco Patton foi escolhido como o novo Custódio da Terra Santa.

Frei Francesco nasceu em Vigo Meano, na diocese de Trento, em 23 de dezembro de 1963. Ele foi nomeado pelo Governo-Geral da Ordem dos Frades Menores e aprovado pela Santa Sé e sucede a Frei Pierbattista Pizzaballa, que foi o custódio últimos doze anos.

custodio-terra-santa Francesco Patton.jpg

Fr. Patton recebeu a ordenação presbiteral em maio de 1989.

Ele é formado, desde 1993, em Ciências da Comunicação pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Desempenhou inúmeros cargos dentro de sua Província de origem e dentro da Ordem. Além do italiano, fala inglês e espanhol.

O que é um Custódio da Terra Santa

O Custódio da Terra Santa é o Ministro Provincial (o superior principal) dos Frades Menores que vivem em todo o Oriente Médio.

Ele possui jurisdição sobre os territórios de Israel, Palestina, Jordânia, Líbano, Egito (parcialmente), Chipre e Rodes, isso sem contar as numerosas casas (Comissariados) em várias partes do mundo.

Função Principal

A função principal do Custódio da Terra Santa, além de animar a vida dos frades, é a de coordenar e encaminhar a acolhida dos peregrinos que chegam a Terra Santa em peregrinação e oração aos sacrários da nossa Redenção. Uma tarefa transmitida pela Santa Sé há mais de 600 anos.

O termo usado naqueles tempos para indicar esta iniciativa era “custodia” dos lugares sagrados, do qual derivavam os termos ainda em uso “Custódio” e “Custódia”.

O primeiro e mais importante papel do Custódio foi o de receber os peregrinos no Santo Sepulcro, oferecendo os seus espaços e a possibilidade de rezar dando hospitalidade também àqueles que não poderiam se permitir hospedagens custosas. Ao mesmo tempo, aos peregrinos era oferecida a possibilidade de encontrar frades prontos a recebê-los, escutá-los e assisti-los espiritualmente.

Jurisdição

Todos os santuários Cristãos católicos estão sob a sua jurisdição.

Ele se assegura que seja oferecido o necessário suporte para exercer as funções litúrgicas nos Lugares Santos.

Uma outra missão que o Custódio desempenha, por força do seu ofício, é a de coordenar as notícias sobre a Terra Santa e infundir nos Cristãos do mundo o desejo do “cuidado amável” por estes lugares: escavações arqueológicas nos lugares santos, publicações de diários de antigas peregrinações e, sobretudo, os estudos da Bíblia por meio da geografia e história dos mesmos lugares em que os eventos aconteceram.

Foi por este motivo que a Custódia instituiu o Estúdio Bíblico Franciscano, a FAI, a Franciscan Printring Press.

Todas estas atividades dependem, principalmente, do Custódio que com a ajuda de outros frades se empenha em encontrar benfeitores que possam sustentar estas iniciativas.

Presença católica

Importante tarefa do Custódio é a de cuidar e sustentar, de acordo com a igreja local, a presença Cristã na Terra Santa, com várias iniciativas, dentre elas as escolas e paróquias.

Todas estas iniciativas requerem não somente o sustento moral dos Cristãos de todo o mundo, mas também o econômico.

É por esta razão que durante séculos, vários “Comissariados da Terra Santa” foram estabelecidos em boa parte do mundo para promover a conscientização acerca da vida dos frades na Terra Santa e ao mesmo tempo para recolher fundos para ajudar a sustentar o trabalho da Custódia. Todos estes comissariados dependem diretamente do Custódio.

A Escolha

Dada a importância da missão do Custódio, ele não é eleito como todos os outros Ministros Provinciais da Ordem. Ele é nomeado diretamente pela Santa Sé depois de uma consulta com os frades da Custódia e a apresentação feita pelo Governo Geral da Ordem. (JSG)

(Da Redalção Gaudium, com informações www.comissariadoterrasanta.com.br/)

 
Comentários