Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Universidade Pontifícia de Salamanca celebra os 50 anos da Conferência Episcopal Espanhola
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salamanca – Espanha (Segunda-feira, 23-05-2016, Gaudium Press) “Conferências episcopais: origens, presente e perspectivas. Os 50 anos da criação da Conferência Episcopal Espanhola”, é o título do Congresso que a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e a Universidade Pontifícia de Salamanca (UPSA), com a colaboração das faculdades Teologia e Direito Canônico da Espanha, realizarão nos dias 2, 3 e 4 de junho como parte das atividades para comemorar as cinco décadas de criação do organismo eclesial.

Universidade Pontifícia de Salamanca celebra os 50 anos da Conferência Episcopal Espanhola.jpg

O evento acadêmico foi apresentado durante um encontro que ocorreu na instituição educativa com a participação do sacerdote Jacinto Núñez Regodón, vice-reitor de Relações Institucionais e Comunidade Universitária, além do presidente do Comitê Organizador do Congresso; e porta-voz do Congresso, Ninfa Watt Pérez.

O Padre Núñez Regodón falou sobre a importância que tem tido estas cinco décadas do Episcopado Espanhol, a qual tem justificado “que aos 50 anos de sua criação se celebre este congresso”.

O Congresso, que ocorrerá na Sala Magna da Universidade em Salamanca, será aberto às 11h30 do dia 02 de junho pelo Cardeal Ricardo Blázquez Pérez, Presidente da CEE e Grã Chanceler da UPSA. Após a saudação do purpurado, seguirá a conferência inaugural que oferecerá o Cardeal Fernando Sebastián Aguilar, Arcebispo Emérito de Pamplona.

Todo o evento acadêmico se desenvolverá em torno de três blocos temáticos: histórico, teológico-canônico e pastoral, nos quais aprofundaram vários especialistas das Faculdades de Teologia e Direito Canônico de toda Espanha.

O último dia do Congresso fará uma mesa redonda com os temas “O Serviço da Conferência Episcopal Espanhola: Documentos Magistrais da Assembleia Plenária”, “Planos Pastorais” e “Presença Pública na sociedade Espanhola”. O reitor do Pontifício Colégio Espanhol em Roma, José San José Prisco, será quem encerrará o encontro com a palestra “As conferências episcopais em uma Igreja sinodal”.

Este não será o único Congresso que se celebrará durante o ano para comemorar o 50º aniversário do Episcopado Espanhol. O organismo eclesial já anunciou que no último trimestre de 2016 haverá outro com a colaboração da Fundação Paulo VI. Para este já se anunciou a presença do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.

Entre as iniciativas para celebrar os 50 anos, também se prevê a publicação íntegra dos documentos da CEE a cargo da Biblioteca de Autores Cristãos (BAC). Trata-se da publicação de dois tomos com os documentos que o organismo eclesial apresentou nos últimos 15 anos, os quais viriam a completar outros quatro tomos que foram editados pela BAC com os documentos aprovados a partir das origens da CEE até o ano 2000.

A Conferência Episcopal Espanhola se constituiu no dia 26 de fevereiro de 1966 e a primeira Assembleia Plenária ocorreu no dia 04 de março desse ano. O encontro teve como Presidente ao Cardeal Enrique Plá y Deniel, então Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha. A Assembleia ocorreu em Madri na Casa de Exercícios del Pinar de Chamartín de la Rosa. (GPE/EPC)

 
Comentários