Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Réplica idêntica da Capela Sistina é exposta no México
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Quinta-feira, 09-06-2016, Gaudium Press) Os cidadãos do México poderão admirar sem custo a Capela Sistina sem sair de seu país. Esta experiência, vivida unicamente pelos visitantes dos Museus Vaticanos em Roma, é possível graças à elaboração de uma réplica idêntica de tamanho natural instalada na Cidade do México de 07 a 30 de junho e que realizará posteriormente um itinerário pelos diferentes estados do país.

Réplica idêntica da Capela Sistina é exposta no México 1.jpg

“A Capela Sistina, patrimônio da humanidade, é preservada zelosamente através dos séculos pela Sé Apostólica e pela primeira vez na história como uma deferência ao povo do México, o sempre fiel, hoje tem permitido sua recriação em tamanho natural”, expõem a apresentação oficial da iniciativa. A visita à réplica é promovida como a oportunidade de contemplar a notável capela na qual se desenvolve o Conclave secreto mediante o qual se elege ao Sumo Pontífice.

Para fazer possível a construção da réplica do monumental templo se tiraram 2 milhões 700 mil fotografias, o que constitui segundo os executores do projeto um “arquivo digital jamais realizado”, durante 170 noites de trabalho. “Durante estas mais de 2000 horas participou também a Guarda Suíça Pontifícia, a Direção de Serviços de Segurança e Proteção Civil da Cidade do Estado Vaticano e os departamentos de serviço eletrônico e manutenção”, relataram os organizadores. O acesso à Capela foi concedido pelo Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Gaenswein, e o Mestre das Celebrações Pontifícias, Dom Guido Marini.

A réplica vai além da reprodução fotográfica dos famosos afrescos de Michelangelo. Uma notável equipe de artistas, artesãos, engenheiros e outros profissionais mexicanos produziu as estruturas, baixos-relevos, talhas em madeira e demais detalhes que compõem um dos templos mais admirados do mundo. 21 pessoas estão encarregadas da organização, enquanto que a equipe artística está composta por 25 escultores e dois diretores de escultura, 2 pintores, uma confeccionista, três ebanistas, oito ferreiros artísticos, seis carpinteiros e uma numerosa equipe de estruturas, montagem e outros trabalhos.

Réplica idêntica da Capela Sistina é exposta no México 2.jpg

As fotografias tomadas na Capela Sistina e a reprodução mesma da Capela seguem sendo propriedade do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, representado no México pela Nunciatura Apostólica. O acesso à réplica é gratuito mas no ingresso os visitantes podem fazer uma doação em beneficio das crianças que padecem câncer, a qual será administrada pela Ordem de Malta. (GPE/EPC)

 
Comentários