Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Franciscanos em Montreal, Canadá, buscam reativar causa de canonização do Beato Federico Janssoone
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Montreal – Canadá (Segunda-feira, 13-06-2016, Gaudium Press) O centenário da morte do Beato Federico Janssoone, religioso que pavimentou o caminho para o retorno dos franciscanos ao Canadá em 1888. Era conhecido como “o vendedor de Deus”, já que era comerciante antes de ingressar na vida religiosa e colocou a serviço do Evangelho sua intensidade de trabalho.Franciscanos em Montreal, Canadá, buscam reativar causa de canonização do Beato Federico Janssoone.jpg

“Ele era um homem de intenso trabalho e grande piedade, um homem que sabia o que tinha que fazer e ele ainda nos fala hoje”, indicou a The Catholic Register o diretor do Centro Frédéric Janssoone de Trois Rivieres, Quebec. “Somente porque nos temos convertido em uma sociedade secular não significa que a gente não esteja buscando repostas. O Padre Federico nos fala ainda hoje. Conduzido por uma intensa oração, foi um homem que se manteve em movimento e ainda assim oferece um caminho até a paz interior”.

O Beato Federico Janssoone é pouco conhecido na parte de fala inglesa do Canadá, mas sua importância é notável para a vida da Igreja no país. O religioso francês foi vendedor em seu país natal e após tomar a vida religiosa e se tornar sacerdote, serviu como capelão militar na guerra franco-prussiana. Peregrinou à Terra Santa, onde fundou o templo de Santa Catarina em Belém. Para sustentar o apostolado neste lugar, viajou ao Canadá em 1881 para arrecadar fundos e realizou pela primeira vez a coleta da Sexta-feira Santa em favor dos Santos Lugares, prática que se mantêm hoje.

Ao retornar ao Canadá em 1888, fundou uma casa franciscana em Trois Rivieres, que se converteu no centro de seu apostolado e a partir de onde viajou pelas dioceses de Quebec para arrecadar fundos e redigiu numerosos folhetos e livros devotos. Os fiéis locais estenderam sua fama de santidade, inspirada em sua notável atividade apostólica e em sua piedade natural e benevolente. Numerosas pessoas reportaram favores obtidos pela oração de intercessão do Beato em vida, e sua beatificação foi possível graças ao milagre de cura de um paciente de leucemia.

“Temos 26 arquivadores de pastas cheias de testemunhos escritos por pessoas que lhe agradecem ‘favores obtidos'”, explicou o Padre Bonefant. “Estas podem não ser curas milagrosas como tais, mas ele (o Beato) tocou as vidas de milhares, e isso é o que o faz um santo”. O sacerdote explicou que as relíquias do Beato peregrinarão pelas paróquias de Quebec como o fez em vida de 30 de junho a 06 de agosto. O centenário de seu falecimento se celebrará no próximo dia 04 de agosto. (GPE/EPC)

 
Comentários