Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Período nazista: publicados na Alemanha os diários do Cardeal Kozowiecki
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Berlim – Alemanha (Quinta-feira, 16/06/2016, Gaudium Press) – Depois de mais de 70 anos, o mundo pode conhecer o que foi a perseguição nazista feita contra os católicos nos países onde essa doutrina dominava.Cardeal Koz?owiecki.jpg

Acaba de ser publicado em alemão “Not und Bedrängnis”, título dos diários escritos pelo Cardeal Adam Kozowiecki (1911-2007).

“Necessidade e dificuldade” é o título português dos relatos escritos por este sacerdote jesuíta que ficou prisioneiro nos Campos de Concentração de Auschwitz e Dachau, de 1939 a 1945.

A primeira edição da obra foi lançada em polonês há 60 anos.

O Padre Adam Kozowiecki foi criado Cardeal por João Paulo II em 1998. Ele foi um dos milhares de sacerdotes e religiosos prisioneiros provenientes de toda a Europa, deportados pelos nazistas.

O livro foi editado na Alemanha pela Editora Friedrich Puste, de Regengsburg.

A atual publicação tem o prefácio do Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Cardeal Reinahrd Marx e traz com pormenores reveladores “a impiedade das relações dos detentos das várias nacionalidades com os guardas dos Campos e também entre eles”, como observa o Capelão do Memorial das vítimas da II Guerra Mundial de Munique, Baviera, Ludwig Schmidinger.

O valor especial e permanente da publicação, diz Schmidinger, além do lado relato histórico e testemunhal está “no alto grau de auto-análise”: nos diários, o autor fala também de sua fé cristã colocada à prova nos Campos de Concentração.

Por vários anos o cardeal Koz?owiecki foi missionário na Zâmbia. Ele, que obteve a cidadania do País, foi Arcebispo da capital Lusaka e Presidente da Conferência Episcopal da Zâmbia. (JSG)

 
Comentários