Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Museu Nacional de Cracóvia abre exposição “Maria, Mater Misericordiae”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cracóvia – Polônia (Terça-feira, 28-06-2016, Gaudium Press) Cracóvia já se prepara para receber aos milhões de peregrinos que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acolherá a cidade polonesa na última semana de julho com a presença do Papa Francisco. Como preparação para este acontecimento, e em união às iniciativas levadas a cabo por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, o Museu Nacional de Cracóvia inaugurou a exposição “Maria, Mater Misericordiae”.

Museu Nacional de Cracóvia abre exposição ?Maria, Mater Misericordiae? 1.jpg

Aberta até o dia 09 de outubro e situada no edifício principal do Museu Nacional, a mostra reúne diversas obras de arte dedicadas a Nossa Senhora que normalmente se encontram disseminadas em igrejas, museus ou coleções privadas.

“Há obras que não parecem ter sido pintadas por mãos humanas. Esta é a classe de obras que se podem encontrar em nossa mostra. É uma exposição celestial”, comenta Katarzyna Bik, porta-voz do Museu Nacional de Cracóvia, que é citada em nota de imprensa da organização da JMJ Cracóvia 2016. Na exposição se podem encontrar obras de artistas renomados como Giotto di Bondone, Paolo Veneziano, Hans Memling, Albrecht Dürer, Francisco de Zurbarán e Peter Paul Rubens.

A exibição compreende cinco sessões que falam da Virgem protetora, do leite, da ternura, da piedade e Nossa Senhora adornada. Todas as obras foram colocadas em nichos com marcos arredondados para evocar o interior de uma igreja, reunindo-se 90 imagens no total.

“A exibição oferece uma oportunidade única de reunir todas estas obras mestras. Pode-se tomar como uma experiência artística e religiosa ao mesmo tempo”, disse Andrzej Betlej, Diretor do Museu Nacional em Cracóvia, também citado em nota de imprensa da JMJ.

Grande parte das obras procedem da Itália, mas outras tantas não puderam ser transladadas ao Museu, entre elas afrescos. A exposição também conta com um mapa no qual se assinalam 20 lugares para visitar em Cracóvia e apreciar várias das mais belas representações marianas presentes na cidade.

A exibição será a única que faz parte da Jornada Mundial da Juventude e poderá ser visitada pelos jovens peregrinos que chegarem à Cracóvia para participar do grande evento. Conta com o apoio da Fundação para a Juventude João Paulo II, que, junto com o Museu Nacional, organiza esta mostra.

Museu Nacional de Cracóvia abre exposição ?Maria, Mater Misericordiae? 2.jpg

“Logo que o Papa anunciou que a próxima Jornada Mundial da Juventude seria em Cracóvia, entramos em contato com o Museu Nacional. A tradição da mostra, colocada em prática por João Paulo II em 1993, em Denver, é uma forma de agradecer à cidade que prepara a JMJ”, expôs Marcelo Bedeschi, presidente da Fundação.

Esta exposição também conta com o patrocínio do presidente da Polônia, Andrzej Duda, que em dias passados visitou a mostra em companhia do curador da mesma, o professor Piotr Krasny.

Foi inaugurada no dia 23 de junho com a presença do Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz. (GPE/EPC)

 
Comentários