Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Refugiado do regime comunista no Vietnã se torna Bispo na Austrália
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Sidney – Austrália (Sexta-feira, 01-07-2016, Gaudium Press) O quarto Bispo de Parramatta, Austrália, Dom Vincent Long Van Nguyen, tem uma história particular: trata-se de um refugiado que na década de 1970 teve que deixar seu país por causa da violência na chegada do regime comunista. Na Austrália, aproveitou a liberdade religiosa do país para servir a Deus e seu exemplo é um testemunho de confiança no Senhor, simbolizada em seu lema episcopal: “Duc in Altum” (Reme Mar Adentro).

Refugiado do regime comunista no Vietnã se torna Bispo na Austrália.jpg

“Eu dei muitos saltos de Fé antes, incluindo o que literalmente me lançou ao Oceano Pacífico”, recordou o prelado em sua Eucaristia de instalação na Catedral de São Patrício. O Bispo já havia iniciado sua formação no Seminário Menor de São Paulo na Diocese de Xuan Loc, no norte de Saigon, quando a história de seu país se transformou por completo.

Em 1975, Saigon caiu diante das forças comunistas, que expulsaram a totalidade dos seminaristas e transformaram o Seminário em barracas militares. Numerosas pessoas tiveram que deixar o país a bordo de barcas e transportes improvisados que caracterizaram uma notória crise humanitária no sudeste asiático. Dom Van Nguyen, então com 18 anos de idade, abordou um bote em companhia de alguns membros de sua família e outros 146 refugiados, e chegou à costa da Malásia.

Um ano depois de viver em um acampamento de refugiados, o futuro Bispo conseguiu chegar à Austrália, onde ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais e foi ordenado sacerdote em 1989. Em 2005 foi eleito como Superior dos Frades Conventuais na Austrália e de 2008 a 2011 foi o Assistente Geral da Ordem em Roma para a região da Ásia e Oceania.

Dom Nguyen foi nomeado Bispo auxiliar de Melbourne em 2011 por Bento XVI e os Bispos da Austrália o escolheram como Delegado para os Migrantes e Refugiados, assim como Presidente do Conselho de Justiça Social Católica dos Bispos. (GPE/EPC)

 
Comentários