Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Rio acolhe congresso pela chegada dos Frades Menores Conventuais à América Latina
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 04-07-2016, Gaudium Press) Com a proposta de celebrar seus 70 anos de presença no continente latino-americano, a Ordem dos Frades Menores Conventuais vai festejar a data entre os dias 13 e 17 de julho, durante um congresso a ser realizado no Rio de Janeiro.

Gaudium Press.png

O encontro terá como foco aprofundar a reflexão sobre os cenários e a prática missionária evangelizados dos frades na América Latina e Caribe.

O intuito deste encontro é fazer com que os representantes da Ordem respondam aos desafios da nova evangelização.

Com a inclusão de debates com cine fórum, mesas redondas e palestras diversificadas, a programação do congresso contará ainda com diversas atividades religiosas. Além disso, os conventuais convidaram as pessoas que foram da Ordem para participar do encontro.

A Cidade Maravilhosa é vista como o ponto de chegada dos conventuais no continente americano, com o início da instalação da Ordem franciscana no país através da fundação da Custódia Provincial Imaculada Conceição, em 28 de março de 1946, bem como do convento São Francisco de Assis, no bairro Rio Comprido, o mais antigo dos conventuais na América Latina.

Os Frades Menores Conventuais formam um dos três ramos da Ordem Franciscana (1ª Ordem), fundada por São Francisco de Assis em 1209.

O nome “conventual” surgiu entre 1249 e 1250, cunhado pelo Papa Inocêncio IV, como forma de identificar as comunidades de frades que moravam em conventos, inseridas nas cidades, dedicadas aos estudos e ao trabalho apostólico em igrejas chamadas conventuais.

Assim como os franciscanos e os capuchinhos, acompanham os ensinamentos de São Francisco, com votos de pobreza, castidade e obediência.

Além disso, cabe aos conventuais o cuidado de centenas de igrejas e 19 basílicas, sendo as mais antigas da Ordem, entre as quais a de São Francisco, em Assis; e de Santo Antônio, em Pádua, ambas na Itália. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Província São Francisco de Assis do Brasil

 
Comentários