Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispo de Madison, EUA, anuncia que começará a celebrar Ad Orientem
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/09/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madison – Estados Unidos (Quarta-feira, 14-09-2016, Gaudium Press) O Bispo de Madison, Estados Unidos, Dom Robert Morlino, anunciou em sua homilia do dia 04 de setembro que começará a celebrar pessoalmente a Missa Dominical ‘Ad Orientem’ na Catedral. O prelado explicou que segue nesta matéria o conselho do Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, e os ensinamentos do Papa emérito Bento XVI.Dom Robert Morlino.jpg

“De acordo com a mente de Deus, ao final da história Ele virá do Oriente, como sol nascente, como o vemos no Magnificat, como o vemos nos cânticos, como o vemos nas Escrituras”, expôs o Bispo. “Quando o sacerdote se coloca de pé junto com a congregação -não dando as costas a eles, esse não é o ponto, o ponto é que o sacerdote se coloca de pé junto com a congregação e olha, simbolicamente ao menos, até o Oriente- nos fazemos um exército poderoso marchando até o lugar do sol nascente, para encontrar-nos com o Senhor, encabeçados pelo sacerdote”.

O prelado brincou sobre a boa recepção da notícia entre os fiéis e sobre o fato de que conheçam o termo “Ad Orientem”, algo que não é comum em outros lugares. Afirmou que tomou a decisão porque “nenhum general dirige suas tropas dando-lhes a face e caminhando para trás” e para enfatizar o aspecto sacrifical da Eucaristia. Também explicou que se se perde o sentido do Sacrifício, para somente ficar na noção do “Banquete Sagrado”, os fiéis podem passar a assumir uma conduta de comensais informais.

O prelado motivou os fiéis a compartilharem a notícia e esclareceu que não obrigará a nenhum sacerdote a seguir seu exemplo. “Vamos começar. Porque isto fará nosso culto mais reverente e deixará claro que estamos focados em Deus, em sua mente, em seus caminhos e seu mistério absoluto e não em nossas opiniões. Esse é um testemunho que é importante dar neste dia”, concluiu. (GPE/EPC)

 
Comentários