Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora começa a ser organizada em Porto Alegre
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/10/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quinta-feira, 06-10-2016, Gaudium Press) A 22ª edição da Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora começou a ser organizada em Porto Alegre. O vicariato de Guaíba, a coordenação do evento e a Arquidiocese promovem em conjunto este encontro de Fé e oração que deve reunir milhares de pessoas de todo o Estado.

Na noite de terça-feira, 4 de outubro, foi realizada uma reunião dos organizadores com a imprensa para falar sobre a Romaria, no salão de eventos da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Guaíba.

Naquela ocasião, a coletiva contou com as presenças do bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Adilson Busin, do vigário episcopal de Guaíba, Padre Bonifácio Zimmer, e da coordenadora da Romaria, Irmã Nilva Dal Bello.

Com base no tema “Sagrada Família, ensina-nos a cuidar da vida e da casa comum”, a romaria, segundo as autoridades eclesiásticas, tem o propósito de estimular nos participantes o compromisso com a defesa da vida humana em todas as circunstâncias e em todas as dimensões.

Além disso, prosseguiram, o tradicional evento tem a finalidade de despertar nos fiéis o compromisso de cuidar do planeta, promovendo o respeito ao meio ambiente, a reciclagem dos bens utilizados e o consumo consciente dos bens naturais.

Para a Irmã Nilva, o evento religioso será uma grande celebração da fé e da vida. “Queremos que todas as pessoas venham participar com entusiasmo, fé e alegria, porque será uma oportunidade de aprofundar a espiritualidade e assumir compromisso conjunto em defesa da vida humana e dos recursos naturais”. Segundo ela, “se continuarmos a usar os bens finitos da natureza da forma como estamos fazendo, o futuro da humanidade estará comprometido”.

Por sua vez, o coordenador de Pastoral do vicariato de Guaíba, Padre Adilson Fonseca, destacou que o encontro já é uma tradição que reúne toda a população cristã. “Nossos católicos já foram convocados a realizar uma ampla divulgação do evento nos municípios, porque a prática da fé também interessa a pessoas de outros credos e outras denominações religiosas. A Romaria das Capelinhas é capaz de sensibilizar as pessoas para criarmos relações de respeito, harmonia e convivência pacífica em nossas comunidades”, explicou o sacerdote.

A romaria começa em 21 de outubro, às 23h, com a procissão noturna partindo do bairro Bom Retiro de Eldorado do Sul. No total, será uma caminhada de 20 quilômetros, passando pela comunidade Logradouro, no município de Guaíba. A chegada está prevista para as 5h do dia seguinte, na Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Já no período vespertino de 22 de outubro, as atividades reiniciam com a concentração dos fiéis em frente à sede da Prefeitura da cidade de Guaíba, às 16h30. De lá, eles partem em caminhada com destino ao Parque da Juventude, onde será feita uma Santa Missa. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Porto Alegre

 
Comentários