Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Curso sobre Arte e Liturgia na Idade Média é ministrado na Espanha
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/02/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santiago de Compostela – Espanha (Sexta-feira, 24-02-2017, Gaudium Press) O Instituto Teológico Compostelano (ITC) em união com a Universidade de Santiago de Compostela (USC), iniciaram no dia 17 de fevereiro um curso sobre Arte e Liturgia na Idade Média intitulado “No céu como na terra”, que se desenvolve durante cinco sextas-feiras consecutivas na Faculdade de Geografia e História da USC, além de contar com a colaboração do Arquivo e Museu da Catedral de Compostela, e o apoio das monjas beneditinas de São Pelayo, além de outras instituições.

Curso sobre Arte e Liturgia na Idade Média é ministrado na Espanha.png

A inauguração do programa acadêmico, ocorreu no dia 17 antes das primeiras aulas, durante um evento que se celebrou às 09h30 nas instalações da USC. Na ocasião se contou com a intervenção de Francisco J. Buide, responsável do Arquivo da Catedral de Santiago, que apresentou a Segundo Pérez López, decano da Catedral, e falou sobre a participação do Instituto Teológico Compostelano.

Dois temas marcaram o início do encontro acadêmico baseado em um panorama sobre Arte e Liturgia: “Chaves para entender a arte e a liturgia na Idade Média”, e “Liturgia e espaço na Idade Média Plena: o viés cluniacense”; abordados respectivamente por Elisardo Temperán, de ITC; e José Luis Senra da Universidade Complutense de Madrid (UCM).

Nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, se aprofundará em Música e Liturgia com a palestra “A ordenada desordem litúrgica do Códice Calixtino: a hipotética reconstrução da Missa do Apóstolo”, ministrada pelo professor Carlos Villanueva da USC. Após a conferência, terá lugar uma visita ao Mosteiro de São Pelayo de Antealtares, convento das religiosas beneditinas.

Durante a sexta-feira, 03 de março, o curso estará dedicado aos livros litúrgicos com a conferência “Manuscritos litúrgicos e miniatura no Ocidente medieval: criação, usos e significados”, que guiará Mercedes López Mayán, da Universidade de ‘La Coruña’. Para este dia se prevê a segunda visita, que na ocasião será no Arquivo e Biblioteca da Catedral de Santiago de Compostela.

O quarto encontro está marcado para o dia 10 de março. Neste dia se apresentarão dois debates que falarão sobre a penitência e suas representações: a primeira leva por título “Graça e conversão: o sacramento da penitência na Idade Média”, a cargo de Segundo L. Pérez López, del ITC; a segunda, “Condenação e salvação: as representações de pecado, penitência e perdão nas catedrais europeias medievais”, que ilustrará Natalia Conde Cid, da USC.

A indumentária litúrgica e os ornamentos serão o eixo central do último encontro do programa acadêmico, que ocorrerá no dia 17 de março. Para o encerramento se desenvolverá a conferência “Liturgia et ornamentum. Indumentárias e artes suntuárias na Idade Média”, que oferecerão Marta Cendón Fernández e Dolores Fraga Sampedro, ambas da Universidade de Santiago de Compostela.

Posteriormente, os participantes se reunirão no Museu da Catedral de Santiago para uma visita guiada. (EPC)

 
Comentários