Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana é lançado em Maceió
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/06/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Maceió – Alagoas (Sexta-feira, 15-06-2018, Gaudium Press) A história da Arquidiocese de Maceió agora poderá ser apreciada através do Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana. A obra será lançada nesta sexta-feira, 15 de junho, às 10h, no Centro Arquidiocesano de Cultura e Artes Dom Santino Coutinho.

Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana é lançado em Maceió.jpg

A iniciativa é uma parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos e apresenta aos interessados pela história da Igreja e de Alagoas uma visão geral dos assuntos, tipos de documentação e períodos que abrangem o patrimônio.

O Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, afirmou que o guia é uma oportunidade para que muitos temas sobre a vida da Igreja sejam esclarecidos. “Nele estarão contidos os padres ordenados, o acervo patrimonial, religioso e cultural ao longo dos anos, além dos trabalhos realizados pelas paróquias. Agora não restará nenhuma dúvida. Quem quiser saber algo do passado da Igreja, procure o guia”, disse.

Por sua vez, o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Dagoberto Omena, explicou o intuito é tornar acessível todo o arquivo da instituição para a sociedade alagoana. “Pela sua relevância histórica e cultural, a documentação sempre foi de interesse dos historiadores, dos genealogistas e da comunidade católica, uma vez que seu estudo contribui para elucidar o passado alagoano e brasileiro, assim como o papel do catolicismo e da instituição religiosa”.

Por meio desse raciocínio, um grupo de pesquisadores passou a se dedicar ao projeto. A professora Irinéia Franco contou com mais detalhes sobre esta ação, pela qual está à frente desde 2011, na coordenação da disciplina de estágio supervisionado e das atividades de tratamento e catalogação da documentação.

“Por conta de sua importância, o curso de História da Universidade Federal de Alagoas firmou uma parceria técnico-científica com a Arquidiocese de Maceió, com amplo apoio do arcebispo para que as disciplinas de estágio obrigatório do curso de Bacharelado e os projetos de pesquisa e extensão pudessem ser realizadas no acervo, tendo como contrapartida auxiliar na preservação, identificação e catalogação das fontes”, comentou.

Ainda conforme Irinéia, em vista do extenso trabalho coletivo, houve a necessidade de apresentar o primeiro instrumento de pesquisa do acervo, o Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió.

A atuação do professor Filipe Caetano, responsável por ministrar aulas e coordenar projetos de pesquisa e extensão a partir do acervo, também foi determinante para a concretização da obra.

Desta forma, foi possível envolver alunos da graduação e da pós-graduação, que contribuíram com artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações com fontes históricas do Arquivo Metropolitano.

Organizado em 1940, o arquivo da Cúria Metropolitana tem a missão de preservar a documentação histórica produzida pela Igreja Católica em Alagoas, especialmente da Arquidiocese, entre os séculos XVIII e XXI. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Maceió

 
Comentários