Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja na Terra Santa peregrina ao lugar do Batismo de Jesus
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/01/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Jordânia – Amã (Quarta-feira, 17-01-2018, Gaudium Press) As Igrejas Católicas de diferentes ritos presentes na Terra Santa se uniram em uma Peregrinação Nacional em honra de São João Batista, que chegou à sua 18ª edição, ao Lugar do Batismo de Jesus em Al-Maghtas, Jordânia, no dia 12 de janeiro. Os prelados, sacerdotes e fiéis das Igrejas Católica Latina, Greco-Católica, Maronita, Caldeia e Siríaca celebraram a memória do profeta, chamado Precursor por ser quem assinalou pessoalmente a Jesus como o Messias prometido, em uma das principais festas da Igreja na Jordânia.

Igreja na Terra Santa peregrina ao lugar do Batismo de Jesus.jpg

“Esta celebração adquiriu uma importância particular e está marcada pelo entusiasmo popular”, indicou o Patriarcado Latino de Jerusalém, que recordou que a festa deste Santo se celebra na primeira sexta-feira de janeiro. O encarregado de pregar a homilia foi o Bispo Greco Católico, Dom Yasser Ayyash, que recordou que o culto no Lugar Santo se iniciou no século V e que a tradição o identifica como correspondente à descrição do Evangelho de “Betânia além do Jordão”.

O prelado indicou que, antes de Cristo, este lugar já figurava na história bíblica. Segundo a tradição judia, Josué e os israelitas cruzaram o rio nesse lugar até a Terra Prometida, e também ali as águas retrocederam quando Eliseu tocou as águas com o manto de Elias, podendo passar à margem oriental e ser reconhecido como novo profeta depois de que Elias fosse levado ao céu. Durante a Missa foram apresentadas intenções de oração pela paz e a segurança na região, assim como pelas autoridades civis da Jordânia.

Calcula-se que à Peregrinação acudiram mais de seis mil pessoas, entre as quais se encontravam o Príncipe Ghazi Ben Mohammad e outras autoridades, o Diretor do Lugar do Batismo, Suleiman Al Farjat e os embaixadores da Bélgica, Itália e Hungria. Antes da celebração, o Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, participou de uma coletiva de imprensa na qual agradeceu a intervenção diplomática da Jordânia em favor da recuperação da normalidade em Jerusalém e a busca de caminhos dialogados que permitam um acordo que reconheça a importância que a cidade tem para os israelitas e palestinos. (EPC)

 
Comentários