Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja bicentenária de São José (SC) é reinaugurada após reformas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 02/06/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São José – Santa Catarina (Segunda-Feira, 02/06/2014, Gaudium Press) Na última sexta-feira, dia 30 de maio, a Igreja Matriz da Paróquia São José, em São José, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, abriu suas portas para os fiéis após mais de três anos fechada para uma obra de restauração em toda a sua estrutura. A inauguração foi marcada com uma Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jonck, e concelebrada por padres e diáconos da região.

Construída em 1765, a Paróquia São José teve toda a sua estrutura restaurada em três etapas de construção: na primeira, foi restaurada toda a cobertura da igreja; na segunda, o trabalho foi realizado nas esquadrias, forro e na alvenaria interna; na última etapa, foi recuperada a fachada, realizada a drenagem, restaurados os altares e imagens, feitas as instalações elétricas e instalado o sistema de som.

As obras tiveram início no final de 2009 e a igreja fechou as suas portas em fevereiro de 2010. Neste tempo, as missas foram realizadas no salão paroquial. Segundo o pároco anfitrião, Padre José Silva de Paiva, a reabertura da paróquia foi uma explosão de alegria, principalmente por ter acontecido na véspera da Festa do Divino Espírito Santo, tradição da comunidade.

“Há tempos os fiéis ansiavam por voltar a receber os sacramentos na sua igreja. Agora vamos retomar a normalidade da caminhada pastoral”, avaliou o sacerdote.

De acordo com a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Florianópolis, a arquiteta responsável pelo projeto e execução da obra realizou estudos para deixar a igreja mais próxima possível das suas características originais.

O processo contou com a importante ajuda de um historiador da comunidade, que orientou sobre alguns aspectos da construção e sobre pinturas escondidas. Por conta desse trabalho, foram recuperadas as pinturas dos altares, que são de 1941.

Festa do Divino Espírito Santo

No sábado, dia 31 de maio, houve a abertura oficial da festa, com a coroação do imperador. Já no domingo, dia 1º de junho, a partir das 9h, aconteceu o cortejo da família imperial, seguida pela Missa solene. O roteiro se repetiu às 18h30, na Igreja Matriz. Hoje, dia 2 de junho, às 19h30, será realizado o último cortejo da família imperial. Às 20h, ocorrerá a Celebração Eucarística, seguida pela apresentação do novo casal imperial para 2015.

As comemorações em honra ao Divino Espírito Santo teriam iniciado por volta de 1296, devido a uma promessa da rainha Isabel de Portugal. Em tempos de disputas no reino, a rainha pediu pela paz e, ao ter sua graça alcançada, escolheu uma pessoa simples do povo e a coroou como imperador. A festa passou a ser realizada todos os anos, com o objetivo de celebrar a paz, e acabou sendo difundida para todas as comunidades de tradição portuguesa. Em São José, a festa é realizada desde 1851. (FB)

 
Comentários