Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Sacerdote é ordenado em seu leito de morte
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quarta-feira, 24-09-2014, Gaudium Press) O Padre William Carmona era uma vocação tardia, tinha 51 anos. No dia 08 de setembro, festividade da Natividade de Nossa Senhora, foi ordenado presbítero. Dois dias depois, 10 de setembro, falecia por causa de um forte câncer que não impediu seu sonho de converter-se em sacerdote de Cristo.

Padre William Carmona.jpg
O Padre William Carmona em 2012,
quando ainda era seminarista.

Esta história chamou a atenção de vários de meios de comunicação graças ao testemunho de vida e de entrega a Deus sem limites deste sacerdote de origem colombiana, uma história que comoveu corações, começando pelo Bispo de Nashville, Estados Unidos, Dom David Choby, que administrou o Sacramento da Ordem a Carmona.

“A alegria e a satisfação na administração do sacramento da ordem, é um ponto culminante na vida de qualquer Bispo, mas ter a oportunidade de celebrar o sacramento pelo qual tanto se espera enquanto se enfrenta a certeza da morte fez que fosse mais comovedor”, relatou o prelado, que foi citado pela Aciprensa.

O sonho de ser sacerdote teve de ser adiado

O desejo de Carmona por converter-se em sacerdotes começou vários anos atrás na Colômbia. Nasceu e cresceu no departamento de Antioquia no seio de uma família numerosa, e desde muito jovem, quando tinha 12 anos, recebeu o chamado ao sacerdócio, mas aquele então não contava com os suficientes recursos para iniciar sua formação sacerdotal, pelo qual teve que adiar o seu sonho.

Tempos depois, no final dos anos 90, decidiu ingressar no seminário em seu país. Naquela oportunidade obteve uma licenciatura em filosofia, mas teve que trabalhar em uma loja de alimentos e de roupa para poder manter-se no seminário. Mas adiante também trabalhou como membro da segurança do governo colombiano e estudou Administração de Empresas.

Mas foi somente até o ano 2000 quando retoma seu sonho de ser sacerdote e decide ingressar a um seminário na Califórnia (Estados Unidos), mas tão pouco pôde continuar ali, porque não falava muito bem inglês, razão pela qual começou a trabalhar na pastoral juvenil de uma paróquia e seguiu adiando o seu sonho.

Aceito como seminarista na Diocese de Nashville, chega a enfermidade e é ordenado sacerdote

Foi somente até o ano de 2008 quando por fim foi aceito como seminarista na Diocese de Nashville. Ali cursava seu quarto ano de teologia e se estava preparando para iniciar seu último ano de preparação para receber a ordenação como diácono, mas recebeu a notícia que padecia de um agressivo câncer.

Apesar disso, Deus o queria como seu sacerdote, e Dom Choby, conhecendo seu caso e que sua enfermidade já se encontrava em fase terminal, viu que Carmona já estava pronto e decidiu adiantar sua ordenação. Acontecimento que ocorreu dois dias antes de ir para a casa do Pai em uma comovedora celebração que ocorreu no mesmo leito de sua morte no hospital ‘Christus Santa Rosa’, diante dos olhos de umas 200 pessoas -entre elas sacerdotes, amigos próximos e seminaristas-, que foram testemunhas da emotiva cerimônia e do testemunho de Fé, perseverança e vida do Padre William.

Ordenacão Sacerdotal de Carmona.jpg
Por volta de 200 pessoas estiveram presentes na Ordenacão
Sacerdotal de Carmona, comovedora celebração que
ocorreu no hospital ‘Christus Santa Rosa’ / Foto:
Archidiocese of San Antonio.

Após sua Ordenação o sacerdote regressou à unidade de cuidados intensivos, onde faleceu pouco depois. Seus restos mortais foram transladados para a Colômbia, onde recebeu sepultura.

“Em meio da tristeza (…), sua ordenação foi uma bênção muito grande (…) Que chegue um sacerdote à família é uma bênção muito grande. Graças à Deus cumpriu seu sonho, porque ele lutou e lutou”, comentou à Aciprensa Miriam Carmona, irmã do Padre William. (GPE/EPC)

 
Comentários