Missa de abertura do Congresso Eucarístico de Dublin
reuniu por volta de 10 mil pessoas
Dublin (Segunda-feira, 11-06-2012, Gaudium Press) Com uma solene abertura realizada domingo, dia 10, na cidade de Dublin, na Irlanda, iniciou-se o 50° Congresso Eucarístico Internacional.
O Enviado Especial de Sua Santidade o Papa Bento XVI, Cardeal Marc Ouellet, presidiu a cerimônia realizada em um Estádio da capital irlandesa.
As delegações vindas de países de todo o mundo apresentaram-se conduzidas por seus respectivos bispos. A variedade de símbolos de organizações presentes, os trajes típicos que alguns participantes traziam e as bandeiras dos países das diversas delegações coloriam o ambiente e faziam ressaltar a alegria dos que ali estavam.
Um contentamento geral estampado nos rostos dos presentes, sem distinção. E essa alegria que tornou-se contagiante, nascia do fato extraordinário de povos tão diferentes estarem todos ali, unidos na mesma Fé, para adorarem e honrarem Cristo Eucarístico.
Por volta de 10mil pessoas participaram deste primeiro ato. A santa missa realizou-se num clima primaveril, debaixo de um céu azul e com um tempo atmosfera muito agradável. Dois corais animaram harmoniosamente toda a cerimônia que foi presidida pelo Cardeal Ouellet e concelebrada por vários bispos e arcebispos.
Um mistério de amor
Na homilia o Cardeal representante do Papa Bento XVI procurou destacar quão apropriada e oportuna é a realização deste encontro ser realizado agora na Irlanda, um país que enfrenta muitos desafios: "Façamos votos de que este grande evento da Igreja seja uma bênção muito especial para a Irlanda neste momento turbulento", disse.
| Dois coros animaram a Missa de abertura do Congresso Eucarístico de Dublin |
O Congresso Eucarístico Internacional, afirmou o Card. Ouellet, é um ato de fé na Eucaristia, o tesouro da Igreja, que é essencial para sua vida e para a nossa comunhão como irmãos e irmãs em Cristo. "A Igreja vive da Eucaristia, ela recebe a sua própria identidade a partir do dom do próprio Corpo de Cristo. Em comunhão com Seu Corpo, a Igreja torna-se o que ela recebe: ela se torna um só corpo com Ele no Espírito da nova e eterna aliança. Um mistério de amor!"
"Vamos, então, abrir-nos à Palavra de Deus, que está a nos chamar para sermos parceiros mais fiéis da nova aliança. Sejamos conscientes do dom incomensurável da Eucaristia. Deus merece muito mais adoração e gratidão pelo dom do amor", concluiu o Cardeal.
Entrevista
O Cardeal falou ainda, em uma entrevista, da importância deste evento que a Igreja Irlandesa acabava de dar início: "Penso que a primeira intenção de um Congresso eucarístico seja fortificar o elo de fé e de amor dentro da Igreja. (...) Um Congresso eucarístico significa que a Igreja presente em todo o mundo se reúne para se dirigir a Deus e pedir-Lhe toda a bênção de que necessitamos para o caminhar da Igreja. Estou certo de que este poderá ser um momento extraordinário para a Igreja na Irlanda e o ponto de partida para um novo caminho".
Origem dos Congressos Eucarísticos
A França, conhecida também como a "filha primogênita da Igreja", foi a iniciadora dos Congressos Eucarísticos. Emilie Tamisier (1834-1910) inspirada no carisma deixado pelo "Apóstolo da Eucaristia", São Pedro Julião Eymard (1811-1868), tomou para si a missão de organizar, com o auxílio de leigos, sacerdotes, Bispos e do próprio Papa Leão XIII, o primeiro Congresso Eucarístico que teve como tema "A Eucaristia salva o mundo".
O evento ocorreu na cidade de Lille, localizada ao norte da França e esperava-se com ele combater a ignorância e a indiferença religiosa.
Antigamente o culto eucarístico era feito de maneira particular através da adoração solene e pelas grandiosas procissões que manifestavam o triunfo da Eucaristia.
Os primeiros Congressos Eucarísticos foram inspirados pela viva fé na presença real da pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia.
Documentos sobre a comunhão frequente Sacra Tridentina Synodus(1905) e sobre a comunhão das crianças Quam Singularis (1910), ambos escritos por São Pio X incentivaram a se promover, na preparação e na celebração dos Congressos Eucarísticos, a comunhão diária dos adultos e a primeira comunhão das crianças.
Somente durante o pontificado de Pio XI os Congressos Eucarísticos tornaram-se internacionais. A partir de então começaram a ser celebrados rotativamente em todos os continentes.
Em 1960 durante o 37º Congresso, celebrado em Munique, os Congressos Eucarísticos Internacionais começaram a ser chamados "statio orbis", tendo a celebração eucarística como centro e ápice de todas as várias manifestações e formas de devoção eucarística.
O Concílio Vaticano II, através da Constituição Sacrosanctum Concilium, a Instrução Eucharisticum mysterium e de modo particular o Ritual Romano De sacra comunione (Sobre a Sagrada Comunhão) e De cultu mysterii eucaristici extra Missam (O Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa), apresentou uma nova imagem para os Congressos, indicando os critérios para a preparação e celebração dos mesmos.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas