
O encontro pretende refletir a "Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis", documento da Congregação para o Clero do Vaticano, que tem como tema "o dom da vocação presbiteral", enfatizando a Dimensão Espiritual.
Com a assessoria de Dom Jorge Patrón Wong, secretário da Congregação para o Clero no Vaticano, e Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar de São Paulo e referencial da Osib, o evento terá a participação de cerca de 230 sacerdotes do Brasil.
Na programação, haverá celebrações eucarísticas, liturgia das horas e reflexões feitas pelos assessores.
Além da presidência da Osib, o encontro contará com a presença de Dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e dos assessores da comissão.
O documento
Em 8 de dezembro de 2016, a Congregação para o Clero da Santa Sé publicou a "Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis", decreto orientador para a formação de padres católicos, no qual destaca-se a importância da "formação integral" e da maturidade psíquica, sexual e afetiva.
Atualizado 46 anos depois, o documento procura unir de "modo equilibrado as dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral, através de um caminho pedagógico gradual e personalizado". (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas