Bogotá (Terça-feira, 05-07-2011, Gaudium Press) Teve início nesta segunda-feira, 04, em Bogotá, Colômbia, a 91ª Assembleia Plenária do Episcopado do país. O evento, que acontece até 08 de julho, na sede da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), teve sua palestra inaugural proferida pelo arcebispo de Bogotá e presidente da CEC, Dom Rubén Salazar Gómez. O prelado recordou os acertos e avanços do triênio 2008 - 2011.
| 91ª Assembleia da CEC segue até o dia 08 de julho |
No último triênio, disse Dom Salazar, a Igreja do país contou com a ajuda de especialistas que analisaram a realidade colombiana "para tratar de compreender os desafios fundamentais que se apresentam ao trabalho de evangelização". Conforme o prelado, foi uma tarefa árdua e trabalhosa, porque "nossa realidade é complexa, com males crônicos ainda que rapidamente mutável, com problemas estruturais propriamente nossos e com influências crescentes do entorno mundial".
O presidente da CEC ressaltou também o trabalho feito pela Igreja do país em favor da vida e a maneira como ele potencializou a promoção da vida, não só em ações evangelizadoras das próprias jurisdições eclesiásticas, como de várias instituições que lutam pela vida. Conforme Dom Salazar, graças a este trabalho conjunto "pôde-se intervir também adequadamente nos debates que o Congresso da República levou a cabo em diferentes oportunidades na discussão de algumas leis".
Dom Salazar referiu-se ainda aos últimos meses do último triênio em que a CEC começou a focar o tema da paz, "entendida não apenas como fim do conflito armado, mas também como o fruto da construção da justiça social no país". Conforme o prelado, tal assunto foi tratado em diversas assembleias plenárias anteriores, o que possibilitou aos bispos "situá-lo no contexto amplo da realidade do país e da missão da Igreja".
Sobre o tema da paz, o presidente da CEC informou também que em uma assembleia plenária realizada em fevereiro deste ano foi iniciado um processo de estudo, "cujo fruto será um pequeno diretório que permitirá iluminar e abrir possibilidade ao trabalho consciente, tenaz e fecundo que se vem realizando durante décadas tanto na Conferência Episcopal, nas jurisdições eclesiásticas e em outras instituições baseado no Evangelho da Paz".
Por fim, o prelado colombiano desejou que nesta plenária o episcopado do país consiga avançar na realização das linhas gerais do diretório planejado. "Em nosso trabalhos de equipe, nas colocações, nos livros-sínteses, há elementos valiosos que nos cabe agora aprofundar, completar, enriquecer, para que possamos dar um aporte substancioso à Igreja universal no próximo Sínodo e, ao mesmo tempo, permitir que nosso trabalho seja cada vez mais fecundo. O trabalho do próximo triênio terá que seguir essa linha", concluiu.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas