São Paulo (Sexta-feira, 21-01-2011, Gaudium Press) Quais são as perspectivas futuras para a universidade na Europa? Quem são os estudantes de hoje? Como progredir no diálogo entre a fé e a ciência? É para responder a essas e outras perguntas relacionadas ao mundo acadêmico que representantes de várias conferências episcopais da Europa se reunirão na semana que vem no congresso "Formação, educação e o evangelho. Perspectivas para o trabalho da pastoral universitária na Europa", promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE).
Com duração de três dias, começando na quinta-feira, 27, o evento será realizado na cidade alemã de Munique. São esperados pleos organizadores cerca de 60 delegados, entre bispos, diretores de pastorais universitárias, capelães, associações eclesiais e movimentos do mundo universitário. Também participará do Congresso uma delegação da Congregação para a Educação Católica e do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e dos Itinerantes.
O objetivo do encontro, diz o CCEE, é reunir e avaliar experiências passadas e refletir sobre os meios e áreas prioritárias para uma colaboração sobre a pastoral universitária na Europa, "à luz, também, das diversas medidas trazidas pelo processo de Bologna". O processe de Bologna, explica o CCEE, foi uma "reforma que sancionou a harmonização da educação superior no nível europeu e teve diversas consequências para o trabalho da Igreja em universidades na Europa".
Os idiomas oficiais do Congresso serão três: inglês, italiano e alemão. Os trabalhos terminam no domingo, 30.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas