Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 09-10-2013, Gaudium Press) São 30 anos de experiência através de três pontificados diferentes (Papa João Paulo II, Bento XVI e Francisco). Criado em 1983, o Centro Televisivo Vaticano (CTV) promoverá no próximo dia 18 de outubro, em Roma, um encontro para comemorar mais um ano de existência.
Intitulada "Trinta anos do Centro Televisivo Vaticano. A TV que mostra o Papa ao mundo", a iniciativa apropriada para a ocasião promoverá um balanço e reflexão sobre os novos desafios da comunicação em um mundo onde os meios de comunicação estão cada vez mais interligados.
O Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, e o Papa Francisco, lerão duas mensagens durante o evento comemorativo.
De acordo com o Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, ex-secretário do Beato João Paulo II, o Papa como um homem aberto aos meios de comunicação e ao mundo, pensou que não era o suficiente apenas ter o portal de notícias Rádio Vaticano para oferecer conhecimento do Evangelho e difundir o ministério pastoral do Sumo Pontífice.
O Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e do Conselho de Administração do CTV, Dom Claudio Maria Celli, afirmou que "trinta anos depois, o CTV deve enfrentar novos desafios".
"O Papa Francisco nos convida a promover uma cultura do encontro e com a sua pessoa, seus gestos eloquentes e suas palavras. Ele nos convida a estar próximo a cada homem e mulher que encontramos em nossa vida. Acredito que nessa perspectiva, o CTV, que já ofereceu momentos particularmente intensos desta proximidade, pode e deve acolher esse desafio", enalteceu Dom Celli.
Sobre a mensagem do Santo Padre, o Monsenhor Dario E. Viganò, diretor do CTV, disse que o pontificado do atual Papa "despertou um grande interesse das grandes redes nacionais e internacionais".
"Nós do CTV temos de manter o ritmo, pois são muitos os pedidos que nos chegam também através da internet. Por isso, começamos a trabalhar sobre as grandes inovações, como a digitalização de nosso arquivo, um novo site e uma plataforma inovadora para a gestão dos conteúdos", completou. (LMI)
Com informações Radio Vaticano
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas