Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 13-06-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou nesta segunda-feira dois novos bispos para duas importantes dioceses no mundo. Além de definir um novo bispo para Hiroshima, no Japão, após aceitar a renúncia do então bispo ao governo pastoral da cidade, o pontífice nomeou dois novos auxiliares para a diocese de Chicago, nos Estados Unidos.
Padre Thomas Aquino Manyo Maeda é o nome do novo bispo de Hiroshima. Ele assume o lugar deixado por Dom Joseph Atsumi Misue, que renunciou por motivos de idade avançada, em conformidade com o cânon 401 do Código de Direito Canônico. O sacerdote Maeda é também, desde 2006, secretário-geral da Conferência Episcopal Japonesa.
O religioso nasceu em 3 de março de 1949, em Kami Goto, arquidiocese de Nagasaki. Estudou no Liceu Nanzan, na mesma cidade, e frequentou o Seminário Maior de San Sulpizio de Fukuoka. Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1975, para a diocese de Nagasaki.
Chicago
Já para a arquidiocese estadunidense de Chicago, o Papa criou dois novos bispos auxiliares. Trata-se dos Padres Andrew Peter Wypych e Alberto Rojas, ambos pertencentes ao clero da mesma arquidiocese.
Padre Wypych nasceu em 5 de dezembro de 1954 na Polônia, cidade de Kazimierza Wielka. Lá, frequentou o Seminário Maior de Cracóvia. Foi ordenado em 29 de abril de 1979, para a própria arquidiocese de Cracóvia. Em 1983, foi enviado para a arquidiocese de Chicago, nos Estados Unidos, onde foi incardinado em setembro de 1989.
Padre Alberto Rojas, por suia vez, é mexicano. Nasceu em El Zapote de la Labor, diocese de Aguascalientes, no dia 5 de janeiro de 1965. Frequentou o Seminário diocesano de Santa Maria de Guadalupe. Nos Estados Unidos, realizou estados teológicos na University of Saint Mary of the Lake - Mundelein Seminary, e, atualmente, cursa o doutorado junto à Barry University, em Miami.
Foi ordenado sacerdote em 24 de maio de 1997, para a arquidiocese de Chicago.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas