Londrina - Paraná (Quarta-Feira, 1º/10/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Londrina, no Estado do Paraná, promove a partir de hoje, dia 1º de outubro, no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor, um curso sobre Doutrina Social da Igreja. A atividade será realizada durante todo o mês de outubro, às quartas-feiras, com início às 19h30.
O curso contará com a assessoria do Arcebispo Emérito de Manaus, no Estado do Amazonas, Dom Luiz Soares Vieira, ex-vice-presidente do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vice-presidente do Regional Norte 1, delegado na Conferência de Santo Domingo, presidente do Regional Norte 1 e membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, ocorrida em maio de 2007. De 2007 a maio de 2011 foi vice-presidente da CNBB.
Os interessados em participar poderão se inscrever no local do evento. O Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor fica localizado na Rua Dom Bosco, número 145, em Londrina. Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones (43) 3371-3141, no Centro de Pastoral, ou (43) 9612-9784, com o Padre Cristiano.
Doutrina Social da Igreja
A expressão Doutrina Social da Igreja (DSI) designa o conjunto de escritos e mensagens - cartas, encíclicas, exortações, pronunciamentos, declarações - que compõem o pensamento do magistério católico a respeito da chamada "questão social".
O estudo da DSI coloca-nos diante de uma tarefa exigente em suas implicações e desafios. Trata-se de recriar para os dias atuais, a dimensão sócio-política da Boa Nova de Jesus Cristo. Tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e das nações. É um convite a ação.
O documento inaugural daquilo que se convencionou denominar Doutrina Social da Igreja é a encíclica Rerum Novarum, do papa Leão XIII, publicada a 15 de maio de 1891. De fato, é a primeira vez que um documento do magistério católico dedica-se integralmente à chamada "questão social". No decorrer do texto, o papa propõe-se abordar a "condição dos operários". (FB)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas