Madri (Quinta feira, 10-11-2011, Gaudium Press) Como em todos os dias 9 de novembro, a Plaza Mayor, em Madri revestiu-se de gala. Nela celebrou-se a Santa Missa em honra da Padroeira dos madrilenhos, aquela que --como está expresso em seu hino-- esteve "oculta nos muros desta querida e velha Madri". E a cidade de Madri se colocou na rua, numa manhã fria, para ver passar em procissão a imagem de "Santa Maria la Real de la Almudena".
| Santa Maria la Real de la Almudena é a Padroeira dos Madrilenhos |
Presidida pelo arcebispo de Madri, Cardeal Dom Antonio María Rouco Varela, e concelebrada pelo nuncio apostólico, pelo arcebispo Castrense, bispos auxiliares de Madri e os Bispos de Alcalá de Henares e de Getafe, assim como o núncio emérito na Inglaterra, Dom Fautino Sainz Muñoz, a Eucaristia contou com a presença de autoridades civis como a presidente da Comunidade de Madri, e o prefeito da cidade.
Na homilia, o Cardeal Rouco Varela assinalou que "o dia da Padroeira Nossa Senhora de La Almudena, nos convida a fazer uma memória agradecida da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, e Mãe nossa, pela especial proteção e apreço maternal com que tem acompanhado desde tempos imemoriais os filhos e filhas de Madri (...) o último dos grandes favores que de Santa Maria la Real de La Almudena recebemos, a Igreja e o povo de Madri, muito recentemente, foi a Jornada Mundial da Juventude - 2011".
"Nesses dias", continuou o purpurado, "apresentou-se ao mundo como a Capital da esperança. Esperança capaz de transformar a experiencia do presente -para tantos jovens, difícil, escuro e dramático- em uma vivencia do gozo de ter encontrado o caminho do futuro. Enraizados e edificados em Cristo e firmes na Fé, o horizonte da vida os deixava com livres das piores incertezas: as que têm que ver com as perguntas pelo sentido da vida e da morte, do pecado e da justiça, do ódio e do amor, da felicidade e da paz".
"A María Santíssima, Virgem de La Almudena, Padroeira de Madri, "Mãe de Graça e de Misericórdia, Rainha do Céu" confiamos hoje com renovado amor e veneração filial nossas preces por todos seus filhos e filhas de Madri: os sãos e os enfermos, os que sofrem por qualquer causa e os que sabem e querem curar e consolar. Que permaneçam firmes na Fé, pacientes e alegres na esperança, bem despertos e generosos na caridade! Na Fé, na esperança e no amor de Cristo. A mais preciosa herança de seus maiores!", concluiu Dom Varela.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas