Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 21-06-2012, Gaudium Press) Em audiência com os membros da Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais (Roaco), na manhã desta quinta-feira, 21, o Papa Bento XVI fez mais um apelo em favor da Síria, que enfrenta uma onda de violência gerada pela crescente revolta contra o governo local.
![]() |
| Papa Bento XVI em audiência com os membros da Roaco |
O Santo Padre foi veemente em declarar que "não se deve poupar nenhum esforço para tirar a Síria da atual situação de violência e de crise, que dura há muito tempo e corre o risco de se tornar um conflito generalizado que teria consequências fortemente negativas para o país e para toda a região"
Bento XVI também lançou um forte apelo para que seja garantida a assistência humanitária à população e reafirmou sua solidariedade "para os nossos irmãos e irmãs que sofrem na Síria, em especial as crianças inocentes e os mais indefesos".
No encontro, o Papa referiu-se ainda a inaguração do Ano da Fé no próximo mês de outubro.
Bento XVI declarou que o evento oferecerá fecundas orientações para a Igreja no Oriente, "para que seja sempre sinal eloquente da caridade que brota do coração de Cristo".
Outro assunto abordado pelo Santo Padre foram os problemas que afligem o Oriente Médio de uma maneira geral, como a falta de liberdade religiosa pessoal e comunitária. "Este direito deve ser garantido na sua profissão pública e não somente em termos culturais, mas também pastorais, educativos, assistenciais e sociais" , disse.
Na conclusão de seu discurso aos membros da Roaco, o pontífice falou do Líbano, local de sua próxima viagem internacional, em setembro. "Que a Mãe de Deus proteja minha próxima viagem, que - se Deus quiser - realizarei ao Líbano para por o selo sobre a Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos. Desejo desde já antecipar à Igreja e à Nação libanesa o meu abraço de pai e de irmão." (BD/JS)
Com informações da Rádio Vaticano.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
