Bangcoc- Tailândia (Quinta-feira, 21-11-2019, Gaudium Press) Em sua Visita Pastoral à Tailândia, o Papa Francisco visitou hoje o rei Maha Vajiralongkorn, e manteve com ele um encontro privado.
Conhecido como Rama X, o rei é objeto de uma veneração popular no país.
Ele tem 69 anos e subiu ao trono em dezembro de 2016, depois da morte de seu pai Rama IX. Porém não foi coroado oficialmente até 4 de maio deste ano.
Francisco chegou de automóvel ao Palácio Real de Ampphorn, por volta das 17 horas locais.
O Papa foi recebido pelo rei que estava acompanhado de sua esposa, a Rainha Suthida Tidjai, e alguns de seus filhos.
No final da reunião deu-se a troca de presentes. O Papa presenteou o rei com a réplica de um quadro a óleo intitulado "Bênção Papal na Praça São Pedro", de Ippolito Caffi, século XIX.
Monarquia Constitucional
A Tailândia é uma monarquia constitucional, mas as forças armadas, muito ligada à monarquia reinante, exercem uma influência determinante na vida política.
Tanto o Rei como o atual Primeiro Ministro, general Prayuth Xhan-Ocha, são sustentados pelo exército. Isto é o que estabelece a Constituição aprovada por um referendo realizado em 7 de agosto de 2016.
O Poder Judiciário é independente do Executivo e do Legislativo.
Antes, no país regia uma monarquia absoluta. Rama X é o décimo monarca da dinastia Chakri que data do final do XVIII.
(JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas