![]() |
| Em nós também há espaço para Deus, diz o Papa na festa da Assunção. |
Castel Gandolfo (Quarta-feira, 15-08-2012, Gaudium Press) A Assunção da Virgem Maria nos ensina que "em Deus há espaço para o homem" e também "no homem há espaço para Deus", disse Bento XVI na homilia na Missa celebrada na igreja paroquial de Castel Gandolfo onde está desde o início do verão.
Uma vez por ano o Santo Padre sai de seu Palácio para presidir a Missa entre os simples paroquianos. A ocasião é sempre a festa da Assunção da Virgem Maria, no dia 15 de agosto. O pontífice atravessa toda a praça até a entrada da igreja. A atmosfera é sempre festiva e muito particular. O Palácio apostólico é decorado com os estandartes pontifícios.
As primeiras pessoas chegaram para pegar um bom lugar já desde as 5 da manhã, porque a Missa com o Papa inicia às 8 da manhã. Um grupo de freiras executou instrumentos munsicais e cantou.
O Papa Bento XVI, hoje de manhã, fez todo o percurso pela primeira vez utilizando uma bengala. Cumprimentou muitas pessoas, beijou as crianças.
Na pequena igreja de São Tomás de Villanova, em Castel Gandolfo, o Papa explicou o significado do dogma de Nossa Senhora Assunta aos Céus para os fiéis da nossa época.
Pela primeira vez o Papa Bento XVI, fez todo o percurso utilizando uma bengala. |
Na figura de Maria se espelha "fé e amor". O Magnificat é uma profecia da glorificação da Virgem por todas as gerações da Igreja. "Maria é um barco seguro que leva Deus".
Próximo ao Ano da Fé, o Santo Padre afirmou a dimensão da fé no dogma da Assunção. Na Virgem Maria se demonstra a proximidade de Deus a todos nós. "Em Deus há espaço para o homem" e aliás "também em nós há espaço para Deus na fé", observou o Papa.
"Deus nos espera - continuou - nos aguarda, não caímos no vazio". A mensagem cristã da esperança recorda a todos os homens que "nós não caímos no vazio".
A Missa com o Papa foi concelebrada pelo Secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone que hoje celebra a festa de seu nome. A igreja paroquial, reaberta no início de agosto, depois de uma longa e trabalhosa restauração, estava repleta. (AA/JS)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
