![]() |
Aguascalientes - México (Segunda-feira, 17-08-2015, Gaudium Press) A tradicional Romaria com a qual os devotos de Aguascalientes, México, celebram a sua Padroeira, Nossa Senhora da Assunção, chegou no dia 15 de agosto a sua edição número 60. Milhares de pessoas acompanharam o percurso da venerada imagem da Santíssima Virgem, antecedida pelas delegações paroquiais, de comunidades religiosas, instituições educativas e culturais e 19 carros alegóricos que comunicavam mensagens relacionadas à missão da Igreja e a promoção da família.
A Eucaristia central da Solenidade foi presidida pelo Bispo de Aguascalientes, Dom José María de la Torre Martín, e a pregação esteve a cargo de Dom Emilio Carlos Berlie Belaunzarán, Arcebispo emérito de Yucatán, que destacou a importância da celebração em honra da Mãe de Deus. "À Virgem se venera por respeito à proeminência de sua pessoa na história da Salvação, como Mãe de Deus e como testemunha do Espírito Santo", explicou o prelado.
Dom Berlie aprofundou a relação da Santíssima Virgem com a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, assegurando que quem é autêntico cristão e devoto da Virgem tem em sua vida a alegria verdadeira e o espírito de gratidão. Além disso convidou os fiéis a proclamar frequentemente o Magníficat, como agradecimento pelas grandes obras de Deus em seu povo e confiança em seu poder. "hoje temos a oportunidade para, junto a Maria, enfrentar os novos dragões que buscam devorar a vida, ser fiéis à palavra e lutar confiados mais na força e poder do Senhor que em nossas próprias forças", exortou, para o qual recomendou responder a Deus como Maria: "Somos escravos, faça-se em nós conforme a tua palavra".
A tradicional Romaria, levada a cabo nas horas da noite, partiu da Praça das Três Centurias e chegou ao centro da cidade aproximadamente às nove da noite, permitindo sua marcha que a chegada da imagem de Nossa Senhora da Assunção, que encerrava a comitiva, chegou à Praça Pátria por volta das onze da noite. A imagem da Santíssima Virgem estava notavelmente iluminada e os carros alegóricos que a antecederam contaram em sua maioria com encenações simbólicas da vida sacramental e missionária da Igreja, os valores cristãos na família e invocações marianas. Diversos grupos de matlachines (tradicionais dançarinos penitenciais) alternavam os carros alegóricos, assim como delegações paroquiais, grupos juvenis e de pastoral familiar. (GPE/EPC)
Gaudium Press / Miguel Farías
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
