Lisboa - Portugal (Quinta-feira, 19-04-2018, Gaudium Press) ‘Religião, memória e identidade na Europa' será o tema do colóquio promovido pelo Instituto de Estudos de Religião (IER), da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no próximo dia 4 de maio.

"Num momento em que as questões religiosas ocupam a agenda pública de muitas maneiras, urge reconhecer o lugar da memória religiosa nos processos de transmissão cultural e na construção das identidades", afirmam os organizadores em nota de imprensa distribuída pelo IER.
O colóquio que se realiza no ‘Ano Europeu do Patrimônio Cultural' terá seu início às 09h30 da manhã indo até as 17h45, e desenvolverá na sala de exposições, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
Com o colóquio ‘Religião, memória e identidade na Europa', o Instituto de Estudos de Religião pretende lançar um convite para uma reflexão sobre "o papel da religião e da memória na Europa", salientando um particular interesse pelos debates sobre a identidade e a cultura.
O evento do Instituto de Estudos de Religião da UCP terá entrada livre, mas com inscrição. O programa distribuído destaca a abertura do evento que será realizada pelo presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim.
A programação destaca três temas a serem desenvolvidos e refletidos ao longo do dia: ‘Comunidade, conflito e identidade - entre o universal e o particular'; ‘Patrimônio religioso e transmissão cultural - preservar e recriar' e ‘A Europa como cultura - literatura, tradução e memória'.
O Colóquio encerra-se com uma mesa redonda dentro da temática ‘Testemunhos de uma Europa viva?'.
Outros eventos
O IER divulga também que vai promover dois cursos de formação avançada em maio:
‘O essencial sobre o pensamento de Paulo', sob a responsabilidade do vice-reitor da UCP, padre José Tolentino Mendonça, que se desenvolverá em todas as quartas-feiras do mês de maio.
Para os promotores estes encontros pretendem fornecer "instrumentos necessários à compreensão do caráter inovador do pensamento de Paulo de Tarso", como autor dos primeiros escritos do cristianismo e enquanto construtor da ideia de uma pertença comum.
"O Livro dos Salmos: História e Literatura" deve ser o outro curso avançado promovido pelo Instituto de Estudos de Religião que deverá desenvolver-se também às quartas-feiras de maio, sendo coordenado pelo diretor da Faculdade de Teologia, da UCP, o padre João Lourenço. (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas