Itália - Roma (Quarta-feira, 22-11-2017, Gaudium Press) Desde o último domingo, 19, até o próximo dia 26 de novembro, ocorre nas capelanias universitárias, paróquias e colégios universitários a celebração da "Semana do Evangelho" para os universitários de Roma. A iniciativa, inspirada nesta ocasião no Evangelho de São Marcos, é animada pelo Departamento Diocesano para a Pastoral Universitária com o tema "Discípulos de Cristo. Conhecer e servir em tempos novos".
![]() |
"Queridos estudantes universitários, acolhendo suas expectativas e compartilhando suas preocupações, lhes confio o Evangelho de Marcos. É o Evangelho que nos descreve quem é o discípulo do mestre, o discípulo dAquele que o centurião, debaixo da Cruz, descobriu que era filho de Deus", assinalou Dom Angelo de Donatis, Vigário do Papa para a Diocese de Roma, em uma carta que dirigiu aos jovens estudantes.
"A todos vocês desejo que descubram e vivam juntos a alegria de serem seguidores do Mestre, para serem protagonistas de nosso tempo", prosseguiu o prelado.
Como parte das atividades que ocorrem no lugar durante a "Semana do Evangelho", o Departamento Diocesano da Pastoral Universitária, encabeçado por Dom Lorenzo Leuzzi, Bispo Auxiliar, entregará 20 mil cópias do Evangelho de São Marcos, tudo com o objetivo de incentivar sua leitura e fomentar sua reflexão.
"Por meio da leitura do Evangelho de Marcos, queremos convidar aos jovens a refletir sobre a Palavra de Deus, para conhecer quanto o Senhor tem trabalhado na história da salvação e hoje em nossa própria vida", diz Dom Leuzzi, que é citado pelo meio de comunicação diocesano RomaSette.it.
A experiência da "Semana do Evangelho" se estenderá para os universitários durante o ano litúrgico com reflexões relacionadas com o Evangelho de São Marcos, especialmente em temas que envolvem a experiência do professor e do estudante universitário, segundo anunciou o Departamento Diocesano da Pastoral Universitária.
Itinerário Artístico
Além da semana dedicada ao Evangelho de Marcos, a Pastoral Universitária também está organizando um itinerário de oito etapas em vários templos romanos para aprofundar na história da arte e na arquitetura.
Inspirando-se na 'Via Pulchritudinis', que diz que "a beleza artística suscita emoção interior, provoca no silêncio um arrebatamento que leva a sair de si", e que "para o fiel, a beleza transcende a estética e o belo encontra seu arquétipo em Deus", o itinerário se desenvolverá a partir do dia 15 de novembro até o dia 23 de maio de 2018.
Os templos que se percorrerão serão: a Igreja de San Pietro in Montorio, as Basílicas de Santa Maria Sopra Minerva, Santa Maria in Cosmedin, Santa María in Arancoeli, Santa Cecilia in Trastevere, Santa Prassede, a Igreja de Sant'Agnese in Agone e a Igreja de Sant'Ognazio. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas
