Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 13-04-2015, Gaudium Press) - Situado no âmbito do Ano da Vida Consagrada realizou-se em Roma, de 8 a 11 de abril, um Congresso Internacional para Formadores e Formadoras das Sociedades e Institutos de Vida Consagrada, na Igreja.
Estiveram presente cerca de 1 400 consagrados de todas as partes do mundo que debateram os fundamentos da identidade da Vida consagrada e as exigências formativas no mundo contemporâneo. Foram realizadas mais de 50 palestras, além de "laboratórios" sobre temáticas de grande atualidade.
As bem-aventuranças na Mensagem Final
"Queridos formadores e formadoras, a Igreja vos ama, vos aprecia e reza por vós. Sem o vosso serviço, a vida consagrada não poderia existir, ou teria um futuro incerto. Sem a vossa paciência e o vosso discernimento, o povo de Deus correria o risco de não ver mais aquela via luminosa capaz de fazer brilhar, num mundo que passa, o mundo definitivo transfigurado pelas Bem-aventuranças":
"Bem-aventurados os formadores que continuam a semear em cada caso, em cada momento, em cada coração, bem sabendo que a semente tem a sua força e eficácia. Vocês serão Bem-aventurados se agirem sem jamais cometer qualquer violência, sutil e dissimulada, nem mesmo para obter o bem", foram trechos da mensagem assinada pelo Prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada, Card. João Braz de Aviz, e pelo Secretário, Dom José Rodríguez Carballo e que foi entregue a cada um dos participantes presentes.
Na mensagem constam 12 orientações pedagógico-espirituais consideradas prioridades, tais como, por exemplo, privilegiar a relação interpessoal entre formador e formando, dar atenção à formação do coração, e não só do comportamento e considerar formação uma etapa contínua da própria vida. (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas