Além do que os sentidos captam

A beleza é a expressão visível do bem, do mesmo modo que o bem é a condição metafísica da beleza. Justamente o entenderam os gregos, ­quando, fundindo os dois conceitos, cunharam uma palavra que abraça a ambos: kalokagathía, ou seja, beleza-bondade.

A este respeito, escreve Platão: “A força do bem refugiou-se na natureza do belo” (Filebo, 65A). […]

Toda a intuição artística autêntica ultrapassa o que os sentidos captam e, penetrando na realidade, esforça-se por interpretar o seu mistério escondido.

Ela brota das profundidades da alma humana, lá onde a aspiração de dar um sentido à própria vida se une com a percepção fugaz da beleza e da unidade misteriosa das coisas.

SÃO JOÃO PAULO II. Carta aos artistas, 4/4/1999.

 

Reflexo da infinita beleza de Deus

O homem e todas as suas ações devem manifestar, em louvor e glória do Criador, a infinita perfeição de Deus, e imitá-la tanto quanto possível.

Por isso o homem, destinado por sua natureza a alcançar esse fim supremo, deve, no seu agir, conformar-se ao divino arquétipo, e nessa direção orientar todas as faculdades da alma e do corpo, ordenando-as retamente entre si e devidamente domando-as para alcançar o fim.

Portanto, também a arte e as obras artísticas devem ser julgadas com base na sua conformidade com o fim último do homem; e, por certo, deve a arte contar-se entre as mais nobres manifestações do engenho humano, porque atinente ao modo de exprimir por obras humanas a infinita beleza de Deus, de que é ela o revérbero.

PIO XII. Musicæ sacræ disciplina, 25/12/1955.

 

Participação no poder criador de Deus

Deus chamou o homem à existência, dando-lhe a tarefa de ser artífice. Na “criação artística”, mais do que em qualquer outra atividade, o homem revela-se como “imagem de Deus”, e realiza aquela tarefa, em primeiro lugar plasmando a “matéria” estupenda da sua humanidade e depois exercendo um domínio criativo sobre o universo que o circunda.

Com amorosa condescendência, o Artista Divino transmite uma centelha da sua sabedoria transcendente ao artista humano, chamando-o a partilhar do seu poder criador.

SÃO JOÃO PAULO II. Carta aos artistas, 4/4/1999.

 

Arte sacra: fundamento de toda arte

As artes, ao tender para Deus, modelo eterno de toda beleza, do qual procedem as espécies e as formas singulares que há na natureza das coisas, afastam-se com mais facilidade do vulgar e expressam com muito mais força a realidade captada pela mente, no que consiste a vida da arte.

Não se pode dizer quanto bem tem feito a arte posta a serviço da religião, ao oferecer a Deus tudo quanto em sua riqueza e variedade, beleza e elegância de formas há de mais digno.

Eis a origem da arte sacra, na qual se fundamentaram e ainda se fundamentam todas as artes profanas.

SÃO PIO X. Iucunda sane, 12/3/1904.

 

Alimento para a fé, decoro da Liturgia

A arte possui uma capacidade muito própria de captar os diversos aspectos da mensagem, traduzindo-os em cores, formas, sons que estimulam a intuição de quem os vê e ouve.

E isto, sem privar a própria mensagem do seu valor transcendente e do seu halo de mistério. […]

Quantas composições sacras foram elaboradas, ao longo dos séculos, por pessoas profundamente imbuídas pelo sentido do mistério!

Crentes sem número alimentaram a sua fé com as melodias nascidas do coração de outros crentes, que se tornaram parte da Liturgia ou pelo menos uma ajuda muito válida para a sua decorosa realização.

SÃO JOÃO PAULO II. Carta aos artistas, 4/4/1999.

 

Fé: condição para a vida da cultura

Deste contato do coração com a Verdade que é Amor nasce a cultura, nasceu toda a grande cultura cristã. E se a fé permanecer viva, também esta herança cultural não morrerá, mas permanecerá viva e presente.

Os ícones falam também hoje ao coração dos fiéis, não são realidades do passado. As catedrais não são monumentos medievais, mas casas de vida, onde nos sentimos “em casa”: encontramo-nos com Deus e encontramo-nos uns com os outros.

Nem sequer a grande música – o gregoriano, ou Bach, ou Mozart – é algo do passado, mas vive da vitalidade da Liturgia e da nossa fé. Se a fé for viva, a cultura cristã não se tornará algo do “passado”, mas permanecerá viva e presente.

BENTO XVI. Audiência geral, 21/5/2008.

 

O Evangelho é fonte de inspiração para a arte

O artista vive sempre à procura do sentido mais íntimo das coisas; toda a sua preocupação é conseguir exprimir o mundo do inefável. Como não ver então a grande fonte de inspiração que pode ser, para ele, esta espécie de pátria da alma que é a religião?

Não é porventura no âmbito religioso que se colocam as questões pessoais mais importantes e se procuram as respostas existenciais definitivas? […]

O Cristianismo, em virtude do dogma central da Encarnação do Verbo de Deus, oferece ao artista um horizonte particularmente rico de motivos de inspiração.

Que grande empobrecimento seria para a arte o abandono desse manancial inexaurível que é o Evangelho!

SÃO JOÃO PAULO II. Carta aos artistas, 4/4/1999.

 

“Via pulchritudinis”, itinerário de fé

O que pode voltar a dar entusiasmo e confiança, o que pode encorajar o ânimo humano a reencontrar o caminho, a elevar o olhar para o horizonte, a sonhar uma vida digna da sua vocação, a não ser a beleza? […]

Precisamente pela sua característica de abrir e alargar os horizontes da consciência humana, de remetê-la para além de si mesma, de aproximá-la ao abismo do Infinito, pode tornar-se um caminho para o transcendente, para o mistério último, para Deus. […]

Fala-se, a este propósito, de uma via pulchritudinis, um caminho da beleza que constitui ao mesmo tempo um percurso artístico, estético, e um itinerário de fé, de busca teológica. […]

Portanto, o caminho da beleza conduz-nos a colher o Tudo no fragmento, o Infinito no finito, Deus na História da humanidade.

BENTO XVI. Discurso, 21/11/2009.

 

Resposta às grandes inquietudes da humanidade

O desejo do bem, da beleza, da verdade está enraizado no “DNA da humanidade”; e é a partir dessa aspiração profundamente humana e da nossa experiência plurissecular que a Igreja propõe caminhos para uma vida digna e para o bem comum. […]

A Igreja partilha com humildade, mas também com firmeza, aquilo que descobriu na experiência da fé: que Jesus Cristo responde às grandes perguntas sobre a vida humana e a sua plenitude, já neste mundo e até ao seu ápice na eternidade. […]

E precisamente porque cultura evoca cultivo, como sugere a raiz etimológica que ambos os termos partilham, somos chamados a perguntar-nos: o que semeamos hoje?

O que floresce e o que murcha silenciosamente na nossa sociedade?

Que valores estamos a preservar e quais estamos a deixar morrer? São perguntas profundas, necessárias, que não podem ser ignoradas.

LEÃO XIV. Discurso, 7/6/2026.