![]() |
Por ocasião da Solenidade de São José
Ordenações Sacerdotais
A Sociedade Virgo Flos Carmeli viu-se enriquecida no último dia 19 de março, Solenidade de São José com a ordenação presbiteral de catorze diáconos, pelas mãos de Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo de Lorena e Supervisor Geral de Formação dos Arautos do Evangelho.
Os neo-presbíteros são membros dos Arautos do Evangelho oriundos de diversas nações: Brasil, Argentina, Colômbia e Espanha. Eles foram convidados por Dom Beni a serem “servos fiéis e prudentes” a exemplo de São José, e a imitá-lo em sua fiel obediência à Palavra de Deus, sobretudo nos momentos de dificuldade.
Marcada por um clima de devoção e júbilo, a cerimônia foi realizada na Igreja do Seminário dos Arautos em Caieiras, Grande São Paulo. Ela teve início com a leitura da bênção enviada pelo Papa Bento XVI aos ordenandos, aos seus familiares e às pessoas amigas presentes (ver texto ao lado). Especialmente comoventes foram os cumprimentos dos recém ordenados ao seu Superior Geral, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP.
Momentos da cerimônia – Da esquerda à direita: imposição das mãos pelo bispo ordenante, através da qual é conferido o Sacramento; entrega da patena com o pão e do cálice com o vinho, evocando o Sacrifício Eucarístico; e unção das mãos com o
Sagrado Crisma, evidenciando serem agora os neopresbíteros “outros Cristos”.
Júbilo fraternal e filial – Após serem ordenados os presbíteros receberam a felicitação do seu Superior Geral e os cumprimentos dos seus irmãos no sacerdócio. Terminada a Celebração Eucarística, centenas de fiéis se aproximaram do presbitério para cumprimentá-los e receber a primeira bênção.
Bênção de Sua Santidade
No início da cerimônia, foi lido o seguinte texto da Bênção Apostólica enviada em nome de Sua Santidade por Dom Angelo Becciu, substituto da Secretaria de Estado:
“Sua Santidade o Papa Bento XVI invoca, por ocasião da Ordenação sacerdotal, no dia 19 de março de 2012, de 14 diáconos da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli, a abundância das graças celestiais que confirmem o propósito de servir generosamente a Igreja de Deus, pelo ministério da Palavra e o Pão da Vida, e os façam amoldar-se constantemente a Cristo que ‘não veio para ser servido, mas para servir’ (Mt 20, 28), confiando na fidelidade inabalável do Senhor às suas promesas: ‘Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre! Essa é a nossa certeza, que nos indica o caminho para o futuro e me faz exclamar: Em Vós espero, meu Deus, não serei confundido eternamente (Hino Te Deum)’ (Palavras do Santo Padre, em 1/7/2011). Com estes votos feitos prece, o Sumo Pontífice de bom grado envia-lhes, extensiva aos seus familiares e às pessoas amigas presentes na cerimônia presidida por Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo de Lorena, uma propiciadora Bênção Apostólica”.