Em nota distribuída à imprensa, a Comissão Episcopal do Laicato e Família (CELF), da Igreja Católica em Portugal, apresenta sua mensagem para o dia das mães deste ano.

Apoiar o dom da maternidade

A nota distribuída pela CELF destaca, entre outras questões, a importância de “apoiar e proteger o dom da maternidade”.

A Comissão Episcopal do Laicato e Família sublinha que “as mães são verdadeiras beneméritas da sociedade, pois sabem cultivar e transmitir, mesmo nos piores momentos, a ternura, a dedicação e a força moral”.

Dia das mães: bom, belo e justo celebrá-lo

“É bom, belo e justo celebrar o dia das mães: agradecer a todas as mães que, dia e noite, todos os dias e todos os anos, ao longo da sua vida, se dedicam ao acolhimento amoroso, à educação e ao crescimento integral dos filhos”, afirma o documento da CELF.

A Comissão do Episcopado Português responsável pelas questões pastorais ligadas à família destaca a urgência e necessidade de se dar apoio a todas as mulheres que hoje escolhem como caminho “colocar no mundo um filho” e “dar a vida” pela família, especialmente em nossa época, quando uma grave questão desafia Portugal e também outros países: a baixa natalidade e o envelhecimento populacional.

Convite desafiante aos dirigentes

A CELF lança um desafio também aos dirigentes políticos e econômicos, aos “agentes culturais e da comunicação social”, mas também àqueles que, dentro das estruturas da Igreja Católica, trabalham junto das famílias e dos casais: “Que todos nos empenhemos a apoiar e a proteger o dom da maternidade que começa na fecundação e nunca deixa de se manifestar”.

A mensagem distribuída pela CELF para o dia das mães de 2018 destaca ainda o papel importante e fundamental das mães na transmissão do “sentido mais profundo da vivência religiosa” dos seus filhos, acompanhando-os e ajudando-os a perceber “o valor da fé”.

“As mães de todos os tempos têm como modelo Maria, Mãe de Jesus. Que Nossa Senhora abençoe todas as mães, acolha-as e proteja-as sob o seu manto”, afirma e deseja o comunicado da CELF.