Qual o dever do homem em relação à verdade?

Toda a pessoa é chamada à sinceridade e à veracidade no agir e no falar. Cada um tem o dever de procurar a verdade e de aderir a ela, organizando toda a sua vida segundo as exigências da verdade.

Em Jesus Cristo, a verdade de Deus manifestou-se na sua totalidade: Ele é a Verdade. Seguir Jesus é viver do “Espírito de Verdade” (Jo 14,17) e evitar a duplicidade, a simulação e a hipocrisia.

Como dar testemunho da verdade?

O cristão deve testemunhar a verdade evangélica em todos os campos da atividade pública e privada, mesmo com o sacrifício da própria vida, se necessário. O martírio é o supremo testemunho dado em favor da verdade da Fé.

O que o Oitavo Mandamento proíbe?

O Oitavo Mandamento proíbe:

– O falso testemunho, o perjúrio e a mentira, cuja gravidade se mede pela natureza da verdade que ela deforma, das circunstâncias, das intenções do mentiroso e dos danos causados às vítimas;

– O juízo temerário, a maledicência, a difamação, a calúnia, que lesam ou destroem a boa reputação e a honra a que a pessoa tem direito;

– A lisonja, a adulação ou complacência, sobretudo se direcionadas à realização de pecados graves ou à obtenção de vantagens ilícitas;

Uma culpa contra a verdade exige a reparação, quando se ocasionou dano a outrem.

Que requer o Oitavo Mandamento?

O Oitavo Mandamento requer o respeito da verdade, acompanhado pela discrição da caridade na comunicação e na informação, que devem assegurar o bem pessoal e comum, a defesa da vida particular e o perigo de escândalo; na reserva dos segredos profissionais, que se devem sempre manter, salvo em casos excepcionais, por motivos graves e proporcionados.

Exige-se também o respeito pelas confidências feitas sob o sigilo do segredo.

Como usar os meios de comunicação social?

A informação midiática deve estar ao serviço do bem comum, ser sempre verdadeira no conteúdo e, salva a justiça e a caridade, deve ser também íntegra.

Além disso deve expressar-se em modo honesto e conveniente, respeitando escrupulosamente as leis morais, os direitos legítimos e a dignidade da pessoa.

Qual a relação entre a verdade, a beleza e a arte sacra?

A verdade é bela por si mesma, ela comporta o esplendor da beleza espiritual.

Além da palavra, existem numerosas formas de expressão da verdade, em especial as obras artísticas. São o fruto do talento dado por Deus e do esforço do homem.

A arte sacra, para ser verdadeira e bela, deve evocar e glorificar o mistério de Deus revelado em Cristo e conduzir à adoração e ao amor de Deus Criador e Salvador, Beleza excelsa de Verdade e de Amor.