Deus tinha um segredo e o revelou à sua Mãe Santíssima por meio do Anjo Gabriel: “O Anjo do Senhor anunciou a Maria e Ela concebeu do Espírito Santo”. O segredo de Deus foi, portanto, o Mistério da Encarnação.
Ora, Maria também tem um segredo, como nos ensina São Luís Maria Grignion de Montfort, em sua obra "O Segredo de Maria". Se queremos penetrar neste segredo, é necessário sermos íntimos de Nossa Senhora. Para tal, o autor propõe seis passos simples, distribuídos em 6 aulas:
1º - Maria, Medianeira de todas as graças
2º - Maria, Filha bem-amada de Deus Pai
3º - Maria, Mãe admirável de Deus Filho
4º - Maria, Esposa do Divino Espírito Santo
5º - A Igreja Primitiva, Pentecostes e Nossa Senhora
6º - Morte e Assunção da Virgem Maria
Primeiro, trata-se de descobrir, com base nas Escrituras, na Tradição e no Magistério, quem é “o autor” da devoção a Nossa Senhora e qual a forma efetiva de mediação que Ela, Maria Santíssima, exerce sobre os homens.
A seguir, trata-se de refletir acerca das misteriosas relações de Nossa Senhora com as três Pessoas da Santíssima Trindade, porque Ela está inserida no plano da criação que Deus, em sua bondade e onipotência, idealizou desde toda a eternidade.
Também refletir sobre o papel de Maria na Igreja Primitiva e no evento de Pentecostes. Ela é Mãe da Igreja, uma vez que gerou, por obra do Espírito Santo, o Filho de Deus e também gerou, com a cooperação do mesmo Espírito, os membros de seu Corpo Místico. Desse modo, a Igreja-Menina é, nos seus primeiros dias, embalada nos braços de Maria.
Por fim, resta saber se, de fato, Maria morreu: de que, quando e onde, uma vez que foi Assunta aos Céus.
Maria quer formar novos filhos de Deus, como formou seu Divino Filho, uma vez que Ela é a “forma de Deus”. E para descobrir o seu segredo é necessário entrar na sua intimidade.
Bem-vindos ao Curso: “Seja íntimo de Nossa Senhora em apenas 6 passos simples”!