Um bebê em prantos simboliza a oração do necessitado. Algo lhe está faltando. A mãe solícita interpreta logo os anseios da criança: terá sede ou talvez um pouco de frio, padecerá de fome ou quiçá de uma pueril solidão…
De maneira análoga, entre Deus e nós acontece o mesmo: somos crianças plangentes que Lhe dirigem algumas súplicas e invocações.
Porém, estará Ele atento aos nossos rogos?
Parece que não são necessárias nossas orações
Dir-se-ia, segundo ensina São Tomás de Aquino (Cf. Suma Teológica, II-II, q. 83, a. 2), que a oração não pertence propriamente às coisas humanas, mas às divinas, pois rezar é elevar a mente a Deus.
E, para sustentar essa posição, o Aquinate se apoia nas palavras do Profeta Malaquias: “Dissestes que é inútil quem serve a Deus” (Ml 3, 14).
Ora, se sou inútil até mesmo para prestar culto a Deus, quanto mais o serei ao dirigir-Lhe uma prece terrena e imperfeita… Minha oração, por conseguinte, não poderia influenciar em nada o curso dos acontecimentos, assemelhando-se a um solitário grão de areia que se perde na imensidão do oceano.
Parece, portanto, que não seria necessário rezar.
E, corroborando essa ideia, acrescenta São Mateus: “O vosso Pai sabe daquilo de que careceis” (Mt 6, 8).
Se Deus já sabe de tudo aquilo de que necessitamos, de que adiantaria dirigir-Lhe uma oração? Ele tudo vê, tudo perscruta, tudo discerne e nada Lhe escapa. Em tese, portanto, já teria disposto todas as coisas de tal maneira que nada deveria faltar em nossa vida.
Enigma: rezar ou não rezar?
Porém, é o próprio São Tomás que, valendo-se das palavras de São Lucas, apresenta um argumento que parece contradizer tudo quanto foi dito anteriormente: “É necessário orar sempre sem jamais desanimar” (Lc 18, 1).
Temos, agora, a imperiosa advertência de nunca abandonar a oração.
Como desvendar esse aparente enigma? A resposta é simples e remonta ao início deste artigo.
Quando uma criancinha não reclama nem chora, sua mãe logo se enche de inquietação: “Estará meu bebê adoentado? Não me pede leite, não reage a nada que lhe digo ou faço… Melhor será chamar um médico”.
De modo semelhante, quando pedimos a Deus alguma graça ou favor, Ele, em sua infinita liberalidade, quer que a oração seja o meio pelo qual nos concede aquilo que, desde toda a eternidade, dispôs conceder-nos em seus desígnios providenciais.
Ensina São Gregório Magno: “Pedindo, os homens merecem receber aquilo que Deus onipotente determinou conceder-lhes desde a eternidade”.
Logo, embora Deus conheça perfeitamente nossas insuficiências e carências, quer que Lhe apresentemos nossas súplicas. É como uma mãe que se compraz em ouvir a criança que chora: não porque ignore sua necessidade, mas porque deseja que ela recorra a seus cuidados. Assim também Deus acolhe nossas súplicas e, por meio delas, quer conceder-nos os dons de que necessitamos, inclusive os manjares celestiais.
É de Santo Afonso Maria de Ligório a célebre frase: “Quem reza se salva, quem não reza se condena”. Assim sendo, rezemos muito.
No entanto, alguém pode objetar: “Está muito bem, eu rezo. Porém, devo rezar muito ou pouco? Não tenho muito tempo disponível.”
Respondemos: “Meu caro, reze. Reze como puder, reze na medida em que suas possibilidades lhe permitirem. Reze bastante, mas reze! Não foi em vão que o próprio Jesus nos ensinou: ‘Pai Nosso, que estais no Céu…’”
Outubro de 2026, nº 298
Setembro de 2026, nº 297
Agosto de 2026, nº 296
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas