Rio de Janeiro (Sexta-feira, 30-09-2011, Gaudium Press) Termina nesta sexta-feira no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio de Janeiro, o II Encontro Nacional de Bispos Eméritos, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada - subcomissão para os Bispos Eméritos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro dos prelados começou no último dia 26 com a celebração da Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Palmas (TO) e presidente da comissão, Dom Pedro Brito Guimarães e concelebrada pelo Bispo da Diocese de Santarém (PA), Dom Esmeraldo Barreto de Farias. A celebração contou com a presença de bispos eméritos de todo o Brasil, diáconos e seminaristas do Seminário Arquidiocesano São José.
Refletindo sobre o Evangelho de Lucas, durante a homilia, Dom Pedro, falou sobre a importância da fraternidade entre irmãos e expôs dois caminhos para se viver verdadeiramente a fraternidade indicada por Jesus. "Jesus, no Evangelho, coloca a criança como sinal de humildade e de simplicidade, da mesma maneira como Deus quer nos tratar e quer que nós nos tratemos uns aos outros. Na verdade, eu escolhi para abrirmos esse nosso encontro a insistência dessa liturgia sobre a verdadeira fraternidade. Jesus indica, hoje, para nós, duas condições, dois caminhos para vivermos como irmãos fraternos: a humildade e a tolerância. Nessa eucaristia, queremos rezar e ser fraternos com os aproximadamente 150 Bispos Eméritos da Igreja no Brasil. E que possamos, de fato, entender essa dinâmica de Jesus".
Ainda segundo o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, o encontro destinado aos Bispos Eméritos é uma forma de possibilitar que os homens que durante muito tempo cuidaram da Igreja no Brasil não se isolem por conta da idade ou de alguma doença.
No dia 27 de setembro, o Bispo Emérito de Mogi das Cruzes (SP), Dom Paulo Mascarenhas Roxo, abordou o tema "O Bispo Emérito na vida e missão da Igreja". E o Bispo Emérito de Blumenau (SC), Dom Angélico Sândalo Bernardino, fez uma apresentação sobre a "Pastoral na vida do Bispo Emérito".
Segundo a organização, os assuntos abordados no encontro foram escolhidos pelos próprios Bispos Eméritos. O destaque vai para as "Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil", pois alguns eméritos contribuíram com sua experiência e participaram da assembléia, confirmando, assim, que fazem parte ativamente da vida da Igreja.
O encontro termina nesta sexta-feira com a Santa Missa que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. (LB)