Angola - Luanda (Sexta-feira, 16-11-2018, Gaudium Press) O Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, se encontra em Angola, por ocasião dos 50 anos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé.

Cardeal Filoni se encontra com jovens e membros de Movimentos Apostólicos na Angola.jpeg

Na segunda-feira, 12, o purpurado se encontrou com os jovens e membros dos diversos Movimentos Apostólicos da Província eclesiástica de Saurimo. Em seu discurso, recordou que a Igreja em Angola conta com um bom número de Movimentos Apostólicos e muitas Associações, entre os quais fazem parte uma grande quantidade de jovens católicos empenhados de forma ativa na difusão do Evangelho e a serviço dos mais necessitados.

O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos ressaltou que os Movimentos Apostólicos e carismáticos são um bem precioso para o dinamismo, crescimento e renovação da vida eclesial.

Recordando o Sínodo dos jovens, realizado recentemente, o Cardeal destacou que os jovens se caracterizam por serem "discípulos missionários", ou seja, aqueles jovens que são conscientes da dimensão missionária do seu Batismo e afirmam "ser uma missão", são também os jovens que se deixam encontrar por Cristo" e saindo de si mesmos, do seu egoísmo, da sua auto-suficiência, da sua auto-referência, saem rumo a Cristo que os atrai e se deixam encontrar por Ele.

O purpurado disse também que os jovens que levam o Evangelho às periferias geográficas e existenciais, se lançam numa aventura imprevisível, provocados a se confrontar, continuamente, com o novo, com o desconcertante, com o que desacomoda, por exigir sempre novas respostas, sem jamais se contentar com soluções e esquemas pré-fabricados.

Concluindo sua mensagem, o Cardeal Filoni exortou aos jovens para que saibam dizer não a alguns elementos culturais e da modernidade que são prejudiciais para dar "testemunho de comunhão fraterna, que se torne fascinante e resplandecente, havendo para tal a necessidade de uma formação religiosa completa e mais adequada. Queridos jovens, a Igreja e o mundo precisam urgentemente do vosso entusiasmo, sede companheiros de estrada dos mais frágeis, dos pobres, dos feridos pela vida". (EPC)