São Paulo (Sexta-feira, 05-09-2014, Gaudium Press) Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, completa nesta sexta-feira, 5 de setembro, 60 anos de sua Dedicação.
Para celebrar esta data, que é comemorada liturgicamente como festa na Arquidiocese e como solenidade na Catedral, Dom Odilo Scherer presidiu uma Missa Solene às 12h e o Cura da Catedral presidirá outra às 17h.
Breve história da Catedral da Sé
Apesar de ter sido inaugurada no dia 25 de janeiro de 1954, por ocasião das comemorações do IV centenário de fundação da cidade de São Paulo, a Catedral da Sé foi dedicada somente em setembro, durante o I Congresso Nacional da Padroeira do Brasil, realizado entre São Paulo e Aparecida. A cerimônia de dedicação foi presidida pelo Cardeal Adeodato Givanni Piazza, que veio como enviado pontifício para o Congresso da Padroeira.
O importante templo, localizado no centro da maior cidade do país, é um marco religioso, histórico e cultural da capital paulista. Idealizada para substituir a antiga Igreja da Sé, que já estava bastante deteriorada por ação do tempo, a atual Catedral possui 111 metros de comprimento, 46 metros de largura e 65 metros de altura (com exceção das torres).
Em 1912, o então Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, foi o responsável por colocar a pedra fundamental da Catedral da Sé, com previsão para a mesma ser inaugurada em 1922, durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil. Entretanto, devido à falta de verbas e a ocorrência das duas Grandes Guerras que atrapalharam as importações dos materiais de construção, a Catedral foi inaugurada somente em 1954, pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta.
Entre os anos de 1999 e 2002, a Catedral ficou fechada para um restauro, no qual foram concluídos os 14 torreões, previstos nos projeto original. Além disso, aproveitou-se para se realizar outros reparos menores nas instalações do templo.
Atividades promovidas no templo
A Igreja Mãe da Arquidiocese de São Paulo recebe centenas de peregrinos diariamente, se tornando um ponto de referência para a Fé dos paulistanos.
Durante a semana, são celebradas missas às 12h e às 17h. Já aos finais de semana os horários se modificam. Aos sábados a Missa é às 09h, e aos domingos são às 9h, 11h e 17h.
Sacerdotes ministram o sacramento da confissão diariamente no interior do templo (das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30). Além disso, toda a segunda-feira o Santíssimo Sacramento é exposto para a Adoração dos fiéis. (EPC)