Redação (Quinta-feira, 25-10-2018, Gaudium Press) Diversas Dioceses, Paróquias e comunidades católicas espalhadas pelo mundo todo estão promovendo uma iniciativa criada há alguns anos e que já está se tornando tradição: o 'Holywins' (A santidade vence).
O objetivo da proposta é o de, através de atividades realizadas por comunidades católicas locais, recuperar o dia 31 de outubro como a Véspera de Todos os Santos, fazendo com que as crianças celebrem o dom da vocação universal à santidade.
Além disso, se pretende despertar nos cristãos o sentido e o desejo de uma vida de santidade encarnada e a esperança cristã na vida eterna, através de um evento de evangelização aberto, com espaço para a celebração dos sacramentos, orações pessoais e comunitárias, e convivência fraterna entre os diferentes membros e grupos.
A concepção da ideia do 'Holywins' surgiu a partir de um evento com o mesmo nome, realizado na França por jovens católicos que se reuniam em uma noite de vigília para adorar o Santíssimo Sacramento. No mesmo local se encontravam sacerdotes disponíveis para atender confissões, espaço para pregações e shows de músicos católicos.
Em contraposição ao 'Halloween', festa popularmente conhecida por exaltar bruxas e seres das trevas, os jovens franceses optaram por oferecer aos católicos uma opção para celebrar e propagar a vida eterna, dizendo ao mundo que a santidade vence.
"Queremos mostrar o aspecto alegre da celebração com todos os santos. É também uma alternativa para o Dia das Bruxas. Por isso, convidamos todos, especialmente toda a família para vestir-se como os seus Santos preferidos e a sair conosco neste desfile animado e colorido", dizem os organizadores do evento em Varsóvia, onde se realiza uma procissão com Adoração Eucarística e benção do Santíssimo Sacramento.
No Brasil, duas Arquidioceses divulgaram que realizarão o evento: a Arquidiocese de Porto Alegre e a Arquidiocese de Olinda e Recife. Uma das iniciativas está sendo a de divulgar pelas redes sociais da seguinte forma: na véspera do dia de todos os Santos os usuários trocarão sua foto de perfil pela foto de algum Santo, compartilhando a seguinte mensagem: "Todo o Santo é uma verdadeira estrela do Senhor, que forma a sua coroa de amor sobre todos nós. Neste dia de graça não só se celebra os Santos conhecidos de todos, mas também aqueles que viveram juntamente conosco e que já estão na morada definitiva: o Céu". (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas