Minas Gerais - Juiz de Fora (Terça-feira, 10-09-2019, Gaudium Press) Estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Internacional de Educação Católica da Arquidiocese de Juiz de Fora, que será realizado entre os dias 1º e 5 de novembro no prédio da Cúria Metropolitana. Organizado pela Pastoral da Educação e pela Associação Católica de Historiadores, o encontro seguirá o tema "Educação: riscos, desafios e perspectivas".
O Secretário da Congregação para Educação Católica de Roma, Dom Vincenzo Zani, confirmou presença no evento. Além dele, também participarão o Monsenhor Rafael Capelato, Doutor e Mestre em História e Bens Culturais da Igreja, e os professores Luis Eduardo Duarte Novais, doutorando e Mestre em Educação, e Raphael Tonon, pós-graduado em Docência Superior.
O Congresso de Educação contará ainda com a contribuição de Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo anfitrião e Mestre em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma; de Dom Henrique Soares, Bispo de Palmares (PE) e Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma; e de Dom José Francisco Falcão, Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil e Doutor e Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino.
Dentre os assuntos abordados pelos religiosos, estarão: a "Doutrina Social da Igreja"; a "Revisão historiográfica sobre o ensino da Inquisição"; e a "A mística da gestão da escola católica".
Outros temas que serão tratados durante o encontro são: "Como ensinar História em nossas escolas católicas ou públicas diante das ideologias morais e políticas do mundo de hoje?"; "Aspectos históricos da educação católica e perspectivas para o mundo atual"; e a "A corresponsabilidade da família e da escola na educação dos filhos".
Os interessados poderão se inscrever através da internet (https://congressocatolico.wixsite.com/site). A vaga só é garantida após o pagamento da taxa de inscrição. Aos que desejam participar dos cinco dias de Congresso o valor é de R$ 200, já aos que pretendem comparecer apenas nos três primeiros dias de evento ou nos dois últimos a taxa é de R$ 170. Estes valores não incluem hospedagem e nem alimentação, somente certificado e coffee break. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas