Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 16-01-2020, Gaudium Press) A Igreja católica na Costa do Marfim acaba de festejar 125 anos de evangelização.
| Costa do Marfim: a Basílica de Nossa Senhora da Paz, de Yamoussoukro, considerada uma das maiores Igrejas do mundo. Foto: Wikipedia |
Os sacerdotes e membros da Sociedade para as Missões Africanas (SMA) foram os pioneiros a estarem na obra missionária neste país que se situa no oeste da África.
Portanto, no Jubileu dos 125 anos da Igreja na Costa do Marfim, comemora-se também o jubileu das atividades da Sociedade para as Missões Africanas.
Figura emblemática de evangelizador no país
Entre as figuras emblemáticas dos padres da Sociedade para as Missões Africanas que marcaram a história da evangelização no país encontra-se Pe. Paul Pageaud, originário da França.
No último dia 5 de janeiro, Pe. Pageaud celebrou 60 anos de sacerdócio, 40 dos quais transcorridos como missionário na Costa do Marfim a serviço da evangelização deste país.
Totalmente dedicado ao serviço no campo pastoral, Padre Pageaud criou mais de 60 comunidades cristãs e formou mais de 120 catequistas.
Este sacerdote sempre foi comprometido com a formação dos seminaristas com o objetivo principal de formar o clero local.
Foi por isso que uma de suas obras foi construir o seminário propedêutico que já deu ao clero da Igreja na Costa do Marfim entre 350 e 400 sacerdotes.
Santuário mariano de Nossa Senhora da Libertação
Um dos projetos promovidos pelo missionário, que marcou a vida da Igreja na nação africana, foi a construção do Santuário mariano de Nossa Senhora da Libertação: uma obra de caráter e de estatura altamente espiritual que acolhe todos os anos de 50 a 60 mil peregrinos.
Conciliou contemplação e ação
"Pe. Pageaud conciliou contemplação e ação no campo da evangelização", resume para a agência missionária Fides seu confrade marfinense, Pe. Donald Zagore.
Padre Pageaud, hoje na França, "foi uma bênção para o país, em geral, e para a Igreja na Costa do Marfim, em particular. Para as novas gerações de missionários, ele permanece sendo um modelo a ser seguido", observa ainda o teólogo da Sociedade para as Missões Africanas, Pe. Zagore.
(ARM)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas