Rio de Janeiro (Segunda-feira, 26-10-2015, Gaudium Press) Com o propósito de levar a esperança da vida eterna aos que se encontram com seus corações em luto, a Igreja Católica celebra a memória de todos os fiéis defuntos, o Dia de Finados, em 2 de novembro.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, serão celebradas missas na intenção dos fiéis defunto. Além disso, os agentes pastorais das paróquias e novas comunidades que compõem o cenário arquidiocesano participam de um dia de evangelização, com a realização de cerimônias de hora em hora, presididas por bispos ou sacerdotes locais.

Gaudium Press.jpg

No Dia de Finados, os visitantes encontrarão nos cemitérios agentes do Ministério da Consolação e Esperança, que ficarão a cargo de transmitir aos familiares uma palavra de Fé e confiança.

O amparo dos agentes não acontece apenas nesta ocasião. Todos os dias, mais de 900 representantes do ministério realizam nos 19 cemitérios da cidade um momento de oração e consolo com os entes queridos dos falecidos.

Para formar os ministros e assim, favorecer o ingresso de novos integrantes, realiza-se anualmente, aos sábados do mês de maio, um curso litúrgico.

Segundo a coordenadora diocesana do ministério, Marilda Roriz Reis, "precisamos de muitas pessoas nesse importante trabalho de doação, amor e Fé. Devemos pensar que um dia também estaremos no mesmo lugar daquele que nos espera e vamos querer que alguém faça orações por nós. O nosso ministério é evangelizador e catequético, pois através da palavra, muitos acolhem a Fé cristã e o grande significado de amor ao próximo". (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro