Uruaçu - Goiás (Quarta-feira, 30-01-2019, Gaudium Press) No dia em que a Diocese de Uruaçu se despediu de Dom Messias dos Reis Silveira, bispo desta Igreja Particular por 12 anos, houve a instituição de 18 candidatos ao diaconato permanente ao ministério do acolitado.
No último dia 27 de janeiro, Dom Messias presidiu sua última missa na Catedral Imaculado Coração de Maria, antes de assumir o bispado de Teófilo Otoni, em Minas Gerais.
Na ocasião, diversos padres concelebraram a eucaristia, que contou ainda com a presença de vários diáconos, entre eles, três diáconos permanentes, além do vice-presidente da Comissão Regional do Diaconato Permanente.
Em sua homilia, o prelado fez menção à liturgia da palavra do dia, quando Neemias proclamava a palavra ao povo tornando a mensagem divina como centro da vida das pessoas.
No Evangelho de São Lucas, prosseguiu Dom Messias, "Jesus inaugurou seu ministério na sinagoga de Nazaré dizendo que o seu espírito estava sobre ele, que foi enviado pelo Pai para cumprir o ano da graça da parte do Senhor".
Na sequência, Dom Messias declarou que "na Igreja de Uruaçu o diaconato representa mais um membro, uma ação da Igreja em favor do povo".
Por fim, descreveu brevemente como foi a preparação para implantar a Escola Diaconal São Lourenço na Diocese de Uruaçu, na qual os candidatos ao diaconato permanente da diocese se encontram na última fase de preparação e estudos para receber as sagradas ordens.
"É o último ano de estudos deles. Terminado este período vão aguardar a chegada do novo bispo e sua intenção de ordená-los. Mas é uma turma que está bem preparada, há muito entusiasmo e se tornou uma verdadeira família", afirmou.
No próximo domingo, 3 de fevereiro, Dom Messias presidirá cerimônia no Santuário Diocesano de Nossa Senhora D`Abadia de Muquém, em Niquelândia, para, depois, seguir sua jornada com destino a Diocese de Teófilo Otoni.
O religioso ainda celebrará sua última missa na Diocese de Uruaçu, em ação de graças pelos 12 anos de seu pastoreio, no dia 9 de fevereiro, às 19h30, na Quadra do Seminário São José. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de Uruaçu
XX