Cidade do México (especial do EMF 2009 México, Gaudium Press) O Cardeal Ennio Antonelli, presidente do Pontifício Conselho para a Família iniciou a sessão conclusiva do VI Encontro Mundial das Famílias para os 10 mil assistentes, recordando antes que nada que foi o próprio Papa Bento XVI quem convocou este Encontro, "o fez exercendo sua missão como Pastor universal da Igreja e antes tudo como mestre da verdade, da caridade e, por conseguinte, mestre da autentica liberdade".
Aprofundando nas conclusões do Encontro que teve como tema central, "A Família formadora de valores humanos e cristãos" declarou: "quero ressaltar um elemento capital que está no meu coração e estará a meu cargo como presidente do Pontifício Conselho para a Família, a necessidade de chamar a atenção sobre a Família como sujeito da Igreja e da Sociedade para uma eficaz evangelização do mundo. Si todos os cristãos descobrissem sua vocação para serem discípulos e missionários como os cristãos dos primeiros séculos, a família também cumpriria seu rol como discípula e missionária, e de esta maneira seria capaz de transformar o mundo"
Agregou, "a família é uma encruzilhada e um recurso primordial para todas as atividades evangelizadoras da Igreja. Em todas as Dioceses se requer uma eficaz Pastoral das Famílias"
Finalizou dizendo: "Uma Família doente produz desconfiança, solidão, abandono e pobreza, mas só uma família sã é capaz de produzir muitos bens como: Confiança, solidariedade, lealdade e justiça. Pois, somente na Família se pode brindar uma autentica ajuda aos deficientes, doentes e anciãos. Sendo a Família um potente fator de coesão para a sociedade".