catolicos_china.jpg

Sichuan (Sexta-feira, 20-04-2012, Gaudium Press)
O sacerdote Joseph Chen Congao será ordenado bispo hoje, 20, em Nanchong, China, com a aprovação da Santa Sé e, portanto, sem autorização do Governo. Padre Chen Gongao, de 47 anos, serviu até este momento como secretário diocesano e administrador em Nanchong e foi reitor do Seminário Católico de Sichuan. Sua ordenação episcopal foi prorrogada em 2010, para evitar a presença dos bispos do regime, excomungados pela Igreja.

A situação em torno da ordenação é tensa. Para evitar uma maior confusão dos fiéis, pressionados pelo governo a se juntar a Igreja do regime, a Santa Sé solicitou que se evite a participação de membros da chamada Associação Patriótica Católica da China no sacramento. Não obstante, esta disposição é de difícil cumprimento e o presidente da igreja estatal em Sichuan, Paul Lei Shiyin, anunciou que poderia assistir, indo contra as instruções do Vaticano.

Em situações anteriores, quando a igreja estatal ordenou bispos de maneira inválida, o Estado forçou vários bispos leais à Santa Sé a auxiliar nas cerimônias para confundir os fiéis católicos e gerar uma falsa imagem de legitimidade. Conforme a Igreja Católica na China, os fiéis de Nanchong, cerca de 80 mil, esperam que o bispo excomungado decida mudar de opinião e não apareça na celebração.

Com informações da AsiaNews.